O Seminário de Investigação CBQF/LAE “Reologia da Impressão 3D de Alimentos", com Loïc Hilliou do Institute for Polymers and Composites, Universidade do Minho, Portugal, realiza-se no dia 23 de outubro de 2025, às 14h30, na Sala EBI017, do Edifício de Biotecnologia.
Resumo da apresentação
A impressão direta de protótipos e produtos através da extrusão de materiais está a revolucionar a indústria transformadora. No entanto, a formulação e o desenvolvimento de pastas imprimíveis continuam a representar uma limitação significativa. Tal como foi destacado numa sessão dedicada do International Congress on Rheology (2023), “quantificar os três principais aspetos da imprimibilidade 3D utilizando históricos de escoamento reológico adequados [concebidos] para uma determinada impressora… continua a ser um enorme desafio” [1].
Nesta apresentação, o Dr. Hilliou fará uma breve revisão dos métodos atuais de ensaio reológico aplicados a pastas imprimíveis, apresentando uma análise crítica centrada nos parâmetros reológicos específicos do processo de impressão direta. Em seguida, proporá um protocolo reológico que visa reproduzir a impressão de uma pasta alimentar numa impressora comercial específica.
[1] O. Roy et al. Which rheological tests best predict 3D printability? 10th International Congress on Rheology 2023, Book of Abstracts, p. 530.
Breve biografia
Loïc Hilliou (ORCID 0000-0002-9936-8088) é investigador associado no Instituto de Polímeros e Compósitos da Universidade do Minho, em Portugal, onde é responsável pelo laboratório de reologia do instituto. A sua investigação centra-se nas relações entre as propriedades dos materiais, a sua estrutura induzida pelo processamento e a reologia, bem como nas propriedades finais dos produtos resultantes. Estudos recentes incidiram sobre a extrusão de sistemas à base de polímeros, sobre hidrogéis híbridos de carragenina, sobre formulações de pastas para baterias de lítio impressas em 3D, sobre polihidroxialcanoatos e sobre a compreensão reológica da manufatura aditiva por extrusão. Atualmente, é secretário eleito da Sociedade Portuguesa de Reologia.
