Oito investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina no Top mundial dos cientistas mais citados

Quarta-feira, Outubro 1, 2025 - 15:23

Oito investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa integram o Top mundial de cientistas mais citados em 2024, segundo a edição de 2025 do ranking “World’s Top 2% Scientists”, elaborado pela Universidade de Stanford (EUA), em colaboração com o grupo editorial Elsevier.

Da lista fazem parte Ana Leite Oliveira (Engenharia Biomédica), Ana Raquel Madureira (Ciência dos Alimentos), Célia Manaia (Microbiologia), João Botelho (Microbiologia), João Fernandes (Ciência dos Alimentos), Manuela Pintado (Ciência dos Alimentos), Marta Vasconcelos (Biologia das Plantas e Botânica) e Paula Teixeira (Ciência dos Alimentos).

Além da distinção anual, vários investigadores foram também reconhecidos pelo impacto da sua produção científica ao longo da carreira, nomeadamente Ana Maria Gomes, Célia Manaia, Paula Castro, Paula Teixeira, Manuela Pintado, Marta Vasconcelos e João Fernandes.

O número de investigadores da Universidade Católica Portuguesa (UCP) reconhecidos no ranking mundial dos cientistas mais citados registou um crescimento de 40% face ao ano anterior. São, agora, 14 os investigadores distinguidos na edição de 2025 do “World’s Top 2% Scientists”, o que confirma a relevância e o impacto internacional da investigação desenvolvida pela instituição nas mais diversas áreas do conhecimento.

“Este resultado é um reconhecimento internacional da qualidade e relevância da investigação desenvolvida na Universidade Católica Portuguesa. É um orgulho ver os nossos investigadores no topo mundial da ciência, contribuindo para a inovação e para o avanço das suas áreas de especialidade”, destaca Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa.

Imagem de apresentação