Press News & Events

Segurança alimentar: “Prepare-se para o inesperado”

Sexta-feira, Junho 7, 2024 - 14:16
Publicação
Público Online

Artigo de Opinião por Paula Teixeira, Docente da Escola Superior de Biotecnologia.
A segurança alimentar é uma questão de saúde pública com grande relevância, exigindo a atenção e a ação coordenada a nível global de todos os intervenientes na cadeia alimentar, “do prado ao prato”.
O Dia Mundial da Segurança Alimentar, celebrado anualmente a 7 de junho, instituído em 2018 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), pretende ampliar a consciencialização sobre a importância de práticas seguras na produção, na manipulação e no consumo de alimentos.

Uma em cada dez pessoas adoece após consumir alimentos contaminados com um correspondente de cerca de 420 mortes anuais.

Segurança alimentar: “Prepare-se para o inesperado”

Como “todos somos gestores de riscos”, as nossas escolhas têm, ou deveriam ter, em conta os riscos de segurança alimentar. Mas algumas das tendências do consumidor moderno, movidas por preocupações muito pertinentes, como a necessidade de adoção de dietas mais saudáveis ou de práticas mais sustentáveis, aliadas a estilos de vida, estão a criar complexos desafios de segurança alimentar a que se associam riscos emergentes: se, por um lado, exigimos alimentos seguros e convenientes, com prazos de validade longos, procuramos, por outro lado, produtos "naturais", "sem conservantes" e "menos processados". Expectamos, também, que os alimentos estejam sempre disponíveis em todos os lugares

Veja o artigo completo aqui