Press News & Events

Da carne aos iogurtes. É seguro comer alimentos com embalagens danificadas?

Domingo, Junho 9, 2024 - 14:10
Sapo Online

Chegou a altura de fazer as compras da semana. Entra no supermercado, percorre os corredores com um carrinho de compras e, quando chega à zona dos alimentos refrigerados, percebe que a única embalagem dos seus iogurtes preferidos disponível está amassada. Será seguro levar estes iogurtes para casa ou é melhor comprá-los noutro dia? Existirão riscos em comer alimentos de embalagens danificadas? Quais e em que circunstâncias?
É seguro comer alimentos com embalagens danificadas? Quais os riscos?

Em esclarecimentos ao Viral, Paula Teixeira, professora e investigadora na área de segurança alimentar na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto, adianta que “há sempre um risco” no consumo de alimentos com embalagens danificadas, mas o nível de perigo vai depender do tipo de embalagem, do alimento e do dano.

Ao contrário do que se possa pensar, “a embalagem não é só um adorno”, aponta a investigadora. Na verdade, “a embalagem tem funções muito importantes, quer na qualidade e na segurança dos alimentos, quer até na conveniência”

Veja o artigo completo aqui