Pós-Graduação em Segurança Alimentar

Apresentação

Contactos

Escola Superior de Biotecnologia

Rua de Diogo Botelho 1327

4169-005 Porto

E-mail: esb@porto.ucp.pt

Tel: 22 558 0000

Mais Informação

Área de Estudo

Alimentar

Regime

Pós-Laboral

ECTS

45

Duração

12 Meses

Brochura 

NOTA: Devido à pandemia esta Pós-Graduação vai funcionar em regime misto: presencial (com garantia de distanciamento individual) e online numa plataforma digital.
Todas as aulas presenciais serão sempre também difundidas online (em emissões síncronas).

Apresentação

A Segurança Alimentar (Food Safety) é um domínio de grande importância para a manutenção da saúde pública e, pela exigência dos mercados, para o desenvolvimento das economias. As recentes crises alimentares, dadas a conhecer pela comunicação social, espelham bem o impacto que um incidente pode ter na reputação de uma empresa ou de um tipo de produto.

Como não há espaço, no quadro das economias de mercado, para a produção de alimentos fora dos padrões de exigência que a Segurança Alimentar estabelece, também não há lugar para profissionais mal preparados e desatualizados. E, é por isso que a Segurança Alimentar, como área de especialização profissional, tem vindo a ampliar a sua afirmação no mercado de trabalho e na oferta de emprego, que não se cinge mais a empresas e a organizações de grande dimensão.

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica esteve, com arrojo e visão estratégica, embrionariamente ligada a este processo e é instituição de referência no panorama nacional e internacional. Há mais de 25 anos que forma profissionais de referência que atuam, a diversos níveis, no complexo processo que constitui a cadeia alimentar moderna.

A Pós-Graduação em Segurança Alimentar da Escola Superior de Biotecnologia, com catorze anos de existência, visa dar continuidade à formação de profissionais que desenvolvam atividades relevantes, na administração pública local e nacional, desde a inspeção até à investigação, em empresas da indústria alimentar e subsetores afins e em consultoria.

Para saber mais sobre a intervenção da nossa instituição na área da Segurança Alimentar consulte o nosso Centro de Investigação.

Os participantes podem escolher acompanhar as aulas através de plataforma online ou estar presencialmente na sala de aula (ou uma mistura das duas opções). 

Todos os participantes que pretendam desenvolver as suas competências de investigação podem prosseguir para o Mestrado respetivo. Esta pós-graduações permite posteriormente uma transição imediata para o Mestrado em Biotecnologia e Inovação – só o trabalho de tese (o equivalente a um ano de trabalho) distingue a pós-graduação do mestrado. 

Para conhecer mais detalhes é aconselhável a realização de uma reunião online com a coordenação da pós-graduação: pode agendar-se em https://catolicabiotecnologia.as.me/schedule.php.

A frequência da pós-graduação é condicionada à conclusão de uma licenciatura. Na ausência deste grau os participantes recebem um diploma de especialização e não de pós-graduação.

 

Corpo Docente

Nas sessões dos diferentes módulos colaboram docentes, investigadores e outros colaboradores da Escola Superior de Biotecnologia e de outras universidades nacionais e internacionais. A lecionação contará também com a colaboração de quadros especialistas de empresas e instituições ligadas ao setor alimentar. Algumas sessões poderão ser lecionadas em inglês.

Contactos

Escola Superior de Biotecnologia

Rua de Diogo Botelho 1327

4169-005 Porto

E-mail: esb@porto.ucp.pt

Tel: 22 558 0000