A Segurança Alimentar (Food Safety) é um domínio de grande importância para a manutenção da saúde pública e, pela exigência dos mercados, para o desenvolvimento das economias. As várias crises alimentares, dadas a conhecer pela comunicação social, espelham bem o impacto que um incidente pode ter na reputação de uma empresa ou de um tipo de produto.
Como não há espaço, no quadro das economias de mercado, para a produção de alimentos fora dos padrões de exigência que a Segurança Alimentar estabelece, também não há lugar para profissionais mal preparados e desatualizados. E, é por isso que a Segurança Alimentar, como área de especialização profissional, tem vindo a ampliar a sua afirmação no mercado de trabalho e na oferta de emprego, que não se cinge mais a empresas e a organizações de grande dimensão.
A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica esteve, com arrojo e visão estratégica, embrionariamente ligada a este processo e é instituição de referência no panorama nacional e internacional. Há mais de 30 anos que forma profissionais de referência que atuam, a diversos níveis, no complexo processo que constitui a cadeia alimentar moderna.
Para saber mais sobre a intervenção da nossa instituição na área da Segurança Alimentar consulte o nosso Centro de Investigação.
Todos os participantes que pretendam desenvolver as suas competências de investigação podem prosseguir para o Mestrado respetivo. Esta pós-graduação permite posteriormente uma transição imediata para o Mestrado em Biotecnologia e Inovação – só o trabalho de tese (o equivalente a um ano de trabalho) distingue a pós-graduação do mestrado.
Para conhecer mais detalhes é aconselhável a realização de uma reunião online com a coordenação da pós-graduação: pode agendar-se em https://catolicabiotecnologia.as.me/cursos
A frequência da pós-graduação é condicionada à conclusão de uma licenciatura. Na ausência deste grau os participantes recebem um diploma de especialização e não de pós-graduação.
Objetivos
O Programa de Pós-Graduação visa especializar em Segurança Alimentar os intervenientes, diretos ou indiretos, na manutenção da cadeia alimentar. Desta forma, pretende-se que no final deste curso os participantes:
- Estejam habilitados a identificar e a antecipar os perigos e os riscos para a Segurança Alimentar associados a vários produtos/processos, e propor medidas para o seu controlo;
- Tenham consciência das implicações económicas e sociais associadas aos problemas de segurança ao longo de toda a cadeia alimentar;
- Conheçam a legislação aplicável às questões de Segurança Alimentar;
- Fiquem habilitados a liderar e a participar em equipas responsáveis pela gestão da Segurança Alimentar;
- Saibam como agir em situações de crise;
- Possam tomar decisões com confiança quanto à Segurança Alimentar.
Destinatários
Tratando-se de formação avançada, este curso tem como destinatários quadros com formação superior, nas áreas de Ciências ou Engenharia*, que pretendam desenvolver as suas competências profissionais através da aquisição de novos conhecimentos, práticas e contactos com outras realidades empresariais.
* Poderão ser admitidos candidatos com outra formação académica, quando o perfil profissional assim o justifique.
Corpo Docente
Informação a disponibilizar brevemente.
Modelo Pedagógico e de Avaliação
Informação a disponibilizar brevemente.
Coordenação
Coordenação Científica:
Profª Doutora Paula Teixeira
Comissão Coordenadora:
Profª Doutora Paula Teixeira
Prof. Doutor Paul Gibbs
Prof. Doutor Tim Hogg
Engª Raquel Moreira