Pretende-se que, com a compreensão e operacionalização dos conceitos e instrumentos fundamentais da gestão de Marketing, se entenda a sua função dentro das organizações como fator crítico de sucesso das inovações na área alimentar.
Objetivos
- Entender o marketing como um processo (Análise – planeamento – implementação – controle)
- Compreender que a produção de um produto ou serviço inovador na área alimentar tem de ser orientada para o mercado e para o relacionamento com os seus clientes
- Perceber a importância da segmentação e do posicionamento do mercado
- Entender os principais variáveis a considerar aquando da gestão das linhas de produto e suas estratégias
- Compreender a importância da definição estratégica para o sucesso das inovações
- Fornecer um modelo de planeamento e implementação do desenvolvimento de produtos novos e inovações.
Destinatátios
- Profissionais do setor alimentar e afins.
- Profissionais de outras áreas que demonstrem interesse sobre esta temática poderão também ser admitidos na formação.
- Estudantes dos 2º/3º ciclos de cursos das áreas da ciência e tecnologia ou afins.
Resultados da Aprendizagem
Pretende-se que no final deste curso, os formandos sejam capazes de:
- Desenvolver de um pensamento critico e analítico sobre o mercado alimentar e sua constante mutação
- Capazes de detetar as principais tendências de mercado e as inovações emergentes na área alimentar.
- Diferenciar e dirigir as inovações para diferentes segmentos de mercado, avaliando o potencial de cada um deles
- Definir estratégias globais para a gestão das inovações e das diferentes linhas de produtos
- Desenvolver um plano de marketing vocacionado para uma inovação alimentar
Metodologia
O curso realiza-se em maioritariamente regime presencial com apoio de casos práticos e exemplificações e de debate sobre os mesmos. Existe igualmente uma componente á distancia (on-line) onde se aprofundarão os conhecimentos através da análise da bibliografia e de caso pratico mais extenso que permitirão o aprofundamento dos conhecimentos.