Um artigo intitulado “A project-based learning approach to promote innovation and academic entrepreneurship in a master's degree in food engineering” foi recentemente premiado com o Tanner Award por estar entre os três artigos mais visualizados no Journal of Food Science Education.
O artigo apresenta e reflete sobre a iniciativa do Mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, que articula diversas disciplinas com o objetivo de desenvolver nos estudantes, competências fundamentais para as empresas do setor alimentar. Trata-se do desenvolvimento de um Novo Produto Alimentar, no qual os estudantes têm a oportunidade de conceber, especificar e desenvolver um produto inovador, incluindo um protótipo e a embalagem adequada, uma análise do respetivo mercado e uma análise económica.
Os estudantes são também encorajados e apoiados a participarem em programas e concursos relevantes de inovação e empreendedorismo no setor alimentar. Entre estes destacam-se o Concurso Ecotrophelia, que desafia os estudantes a desenvolverem produtos alimentares sustentáveis, ou o Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda, que proporciona orientação e apoio personalizado para jovens empreendedores.
Este reconhecimento internacional e a participação em programas de prestígio são reflexos do compromisso contínuo da Escola Superior de Biotecnologia em promover a excelência académica e preparar os seus estudantes para enfrentarem os desafios do mundo real na indústria alimentar.