Prémio Comendador Arménio Miranda distingue projetos alimentares inovadores

Segunda-feira, Julho 25, 2022 - 15:03

As equipas MealBalls e notEggo foram as duas premiadas no concurso integrado no Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda, após uma sessão de apresentação que decorreu no dia 28 de junho de 2022, na Escola Superior de Biotecnologia, com a presença de um júri especializado, do qual fez parte o Senhor Comendador Arménio Miranda. A equipa YoFig recebeu, ainda, uma menção honrosa. Participaram também no concurso as equipas Sustento e Cold Sensations.

 

MealBalls
O grupo, constituído por António Pedro Sousa, Beatriz Maria Gonçalves, Fernanda Barros, Sónia Marques e André Roseiro, estudantes do Mestrado em Engenharia Alimentar, foi distinguido com o 1º lugar no Programa Comendador Arménio Miranda. O grupo criou o produto MealBalls, o qual consiste em Almôndegas com base em farinha de insetos.

 

NotEggo
O produto NotEggo, um substituto vegetal do ovo, com forma e consistência semelhantes a um ovo de galinha, criado pelo grupo constituído por Beatriz Costa, Ema Camacho e Lígia Cruz, estudantes do Mestrado em Engenharia Alimentar, foi distinguido com o 2º lugar no Programa Comendador Arménio Miranda.

 

YoFig
O grupo, constituído pelos estudantes José Nuno Machado, Adriana Costa e Bruna Faria, também do Mestrado em Engenharia Alimentar, foi distinguido com Menção Honrosa no Programa Comendador Arménio Miranda. O grupo criou o produto YoFig, um preparado fermentado tricolor à base de figo-da-índia, vegan com fonte de fibra e baixo em gorduras.

O Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda tem como objetivo motivar e desafiar os estudantes dos Mestrados e Pós-graduações da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa para a identificação e aplicação, com base científica, das mais recentes tendências alimentares, alinhadas com as exigências de saúde e bem-estar da vida pessoal e familiar, num contexto ambiental cada vez mais crítico. Assim, o desafio do programa é desenvolver um Novo Produto/Protótipo na área Agroalimentar segundo as novas tendências alimentares.

Este programa, que destaca-se pelo acompanhamento que o senhor Comendador Arménio Miranda poderá dar aos projetos de inovação a concurso, visa o desenvolvimento de um produto alimentar inovador e sustentável nas diferentes fases, desde o conceito, a formulação, o processo de fabrico, a embalagem até ao mercado e ao plano de negócios.

 

Sustento
O produto Sustento, bolachas integrais de canela, utiliza subprodutos da indústria agroalimentar, como o farelo e o gérmen de trigo e, ainda, o melaço de cana, tendo sido criado por Ana Catarina Oliveira e Patrícia Pinto, estudantes do Mestrado em Engenharia Alimentar.

 

Cold Sensations
O grupo, constituído pelos estudantes Guilherme Santos, Juliana Frias e Mariana Durães, também do Mestrado em Engenharia Alimentar, criou o produto Cold Sensations, um gelado panado crocante que articula sabores tradicionais de Pera Rocha do Oeste e Vinho do Porto, fazendo referência à cozinha chinesa, mas sem nunca esquecer os sabores tradicionais portugueses.