Objetivos e competências
Objetivos Pedagógicos:
A disciplina de Avaliação Nutricional tem como principal objetivo a aquisição de conhecimentos fundamentais sobre a avaliação do risco e estado nutricionais de indivíduos e de populações.
Competências a adquirir:
- conhecimento sobre o estado nutricional de um indivíduo;
- desenvolvimento de capacidades de planificação, implementação e avaliação de programas de avaliação do estado nutricional, bem como desenvolver capacidades de análise.
Metodologias de ensino
A disciplina está organizada em aulas teóricas de caráter expositivo dos conteúdos programáticos com recurso a apresentações PowerPoint e artigos para discussão. Nas aulas teórico-práticas e práticas as sessões serão orientadas para que os alunos possam participar de forma dinâmica e ativa e que adquiram as competências técnicas descritas como objetivos da disciplina, recorrendo para tal a casos práticos e fichas de exercícios.
Conteúdos programáticos
Aulas Teóricas:
- Introdução à Avaliação Nutricional
- Conceitos básicos de avaliação nutricional
- Balanço proteico e energético
- Conceito de composição corporal
- Diagnóstico da malnutrição – rastreio e avaliação nutricional
- Epidemiologia da malnutrição - desnutrição e obesidade
- Antropometria – técnicas de medição:
- Locais anatómicos de medição, equipamentos e unidades de medição, as técnicas e interpretação dos resultados
- Peso, Altura, Pregas cutâneas, Circunferências, Bioimpedância
- Índices de rastreio e de avaliação do estado nutricional
- Avaliação da ingestão alimentar
- Metodologia – validade, vantagens e desvantagens
- Métodos de avaliação da ingestão alimentar a nível nacional, familiar e individual
- Análise da composição de alimentos. Conversão de alimentos em nutrientes – softwares.
- Avaliação do estado nutricional por exame físico – sinais clínicos
- Indicadores laboratoriais na avaliação nutricional
Aulas Teórico-Práticas:
Nas aulas de cariz teórico-prático e prático pretende-se que o trabalho seja orientado de forma a desenvolver sessões de trabalho sobre a avaliação do estado nutricional do tipo hands on, nas quais se perspetiva que os estudantes ganhem conhecimentos e competências de avaliação nutricional.