Química Orgânica

6 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e Competências

Proporcionar aos alunos os fundamentos teóricos que lhes permitam compreender as propriedades físicas e químicas dos principais grupos funcionais e os mecanismos de reações químicas orgânicas.

Familiarizar os alunos com as normas de segurança e toxicidade de compostos orgânicos.

Proporcionar práticas de laboratório que permitem interpretar e implementar protocolos de técnicas comumente usados em química orgânica.

Familiarizar os alunos com as regras da nomenclatura IUPAC de compostos orgânicos.

 

Metodologias de ensino

Os conteúdos programáticos teóricos são apresentados em 18 aulas teóricas, ilustradas com exemplos relevantes para biociências e nutrição. Sempre que possível, a participação dos alunos é incentivada.

A Unidade Curricular é constituída por aulas teóricas, teórico-práticas e aulas laboratoriais.

Nas aulas teóricas são abordados os fundamentos e os mecanismos das reações químicas orgânicas, propriedades físico-químicas e estereoquímica das principais famílias de compostos orgânicos.

Nas aulas teórico-práticas são realizados exercícios sobre nomenclatura de compostos orgânicos e sobre a matéria lecionada na teórica. São explicados os trabalhos abordados nas aulas laboratoriais.

A metodologia a privilegiar nas aulas teóricas é a exposição dos conteúdos programáticos com recurso a apresentações power-point e vídeos que ilustram a estereoquímica de compostos e reações químicas. No entanto, é criado um espaço e incentivada a participação do aluno de forma dinâmica e interativa para esclarecimento de questões ou debate dos temas em analise.

A Unidade é lecionada com recurso à plataforma de e-learning, Blackboard.

 

Conteúdos programáticos

Aulas Teóricas:

  1. Introdução à química orgânica
  2. Estrutura das moléculas orgânicas
  3. Alcanos e cicloalcanos
  4. Estereoquímica
  5. Halogenetos de alquilo
  6. Alcenos
  7. Reações de alcenos
  8. Compostos aromáticos
  9. Fenóis
  10. Álcoois, éteres e tióis
  11. Aldeídos e cetonas
  12. Ácidos carboxilicos e seus derivados
  13. Aminas e compostos azotados

Aulas Teórico-Práticas, Laboratoriais:

Nas aulas teórico-práticas são apresentados os trabalhos práticos e é realizado um teste pratico sobre princípios utilizados na realização dos mesmos. Nas aulas laboratoriais os alunos têm a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos.

Docentes

Professor(a) Associado(a)
Doutorado, em 1990, em Ciências Naturais pela Univ. de Sarre, Saarbrücken, Alemanha. Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Univ. do Porto, Portugal, em 1985…
Professor(a) Auxiliar Convidado(a)
Antonio Ferreira obteve o seu Ph.D. em Ciências Biológicas e Médicas, pela Universidade Victor Segalen de Bordeaux2. Desde então, é investigador na ESB-UCP em…
Técnico(a) Superior
Licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pós-Graduada em Segurança Alimentar e Mestre em Ciência e Tecnologia…
Investigador(a)
É licenciada em Engenharia Química (UP), Mestre em Enologia-Ampelologia (Universidade de Bordéus) e Doutorada em Biotecnologia (UCP). É membro da…