Objetivos e Competências
Familiarizar os alunos com sistemas físicos e estruturas químicas e propriedades funcionais dos constituintes de alimentos, como fazendo parte de sistemas bioquímicos complexos. Estudar as principais alterações físico-químicas observados nestes constituintes durante o processamento e armazenamento e formas de as prevenir.
Metodologias de ensino
Os conteúdos programáticos teóricos são apresentados em 13 aulas teóricas, ilustradas com exemplos relevantes para as biociências e nutrição. Sempre que possível, a participação dos alunos é incentivada.
Em 3 seminários, os alunos apresentam os trabalhos de pesquisa que foram distribuídos no início do semestre. Cada seminário inclui, no final, um período de discussão pública e debate.
A Unidade Curricular é constituída por aulas teóricas, teórico-práticas e aulas laboratoriais
Nas aulas teóricas são abordados os fundamentos da química e da microestrutura de alimentos.
Nas aulas teórico-práticas são introduzidos os diversos trabalhos abordados nas aulas laboratoriais
A metodologia a previligiar nas aulas teóricas é a exposição dos conteúdos programáticos com recurso a apresentações power-point e artigos para discussão. No entanto, é criado um espaço e incentivada a participação do aluno de forma dinâmica e interativa para esclarecimento de questões ou debate dos temas em analise.
A Unidade é lecionada com recurso à plataforma de e-learning, Blackboard.
Conteúdos programáticos
Aulas Teóricas:
- Introdução à química dos alimentos e microestrutura de alimentos
- Água e sistemas dispersos nos alimentos.
- Pescado e produtos cárneos
- Leite e produtos lácteos
- Ovos
- Óleos e gorduras
- Cereais e hidrocolóides
- Frutas e Legumes
- Alimentos funcionais
Aulas Teórico-Práticas, Laboratoriais:
Nas aulas teórico-práticas são apresentados os trabalhos práticos e é realizado um teste pratico sobre princípios utilizados na realização dos mesmos. Nas aulas laboratoriais os alunos têm a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos.