Neurociências e Psicologia

5 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e método

Após finalizar esta unidade curricular, o estudante será capaz de:

  1. Identificar as principais abordagens teóricas da Psicologia e a sua relação com as Neurociências;
  2. Discutir como variáveis psicológicas afetam o funcionamento cerebral e o comportamento humano;
  3. Reconhecer como os processos psicológicos básicos se alteram ao longo da vida; 
  4. Analisar como o comportamento e a experiência se relacionam com o funcionamento cerebral;
  5. Compreender a influência das emoções no comportamento;
  6. Descrever como o stress afeta a saúde física e mental;
  7. Compreender como a motivação influencia o comportamento e como minimizar processos indesejados (e.g., a procrastinação);
  8. O efeito da privação de sono no funcionamento cognitivo e no humor;
  9. Compreender a neuroanatomia da empatia e o seu papel no desenvolvimento da moralidade;
  10. Perceber a importância das relações interpessoais, da comunicação no contexto pessoal e profissional e da digitalização, e a relação com as neurociências.

Este curso baseia-se na discussão ativa e no trabalho colaborativo entre colegas. Será utilizada uma metodologia interativa com momentos de exposição e discussão, apoiados sempre que possível por suportes visuais. Metodologias participativas serão utilizadas para promoção da participação dos alunos e convidados serão trazidos para o contexto de aulas para a realização de entrevistas ou discussões com os alunos. Suportes pedagógicos audiovisuais serão utilizados pontualmente (vídeos/documentários).

 

Programa

  1. Como o cérebro consolida experiências significativas: Genética vs. Ambiente;
  2. Cognição: processos separáveis, mas intimamente interligados no cérebro
  3. Informação implícita e explícita e o efeito a nível da cognição
  4. Diferentes sistemas de memória e a influência na experiência
  5. Como a vinculação e a proximidade social influenciam o funcionamento cerebral
  6. Como as funções executivas modulam as funções psicológicas
  7. Novos modelos neurais da relação entre emoções, stress e regulação emocional (autorregulação e heterorregulação)
  8. Como conteúdos mentais significativos são armazenados no cérebro
  9. Meditação e o impacto na Default Mode Network
  10. Motivação intrínseca e extrínseca e o seu impacto no dia-a-dia
  11. Porque a exposição facilita a aprendizagem
  12. Empatia e o desenvolvimento da moralidade
  13. Neuropsicologia e mundo digital: Como aprendemos a estudar, trabalhar, descansar e socializar num contexto dominado por tecnologia

Docentes

Docente Convidado(a)
Patrícia Oliveira-Silva é doutorada em Psicologia Clínica, Professora de Neurociências e diretora do Human Neurobehavioral Laboratory (HNL), um laboratório…
Docente Convidado(a)
Diana Soares é Professora Auxiliar Convidada e membro da Direção para a 'Qualidade do Ensino' da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica…