Metodologia da Investigação: Planeamento e Análise de Dados

5 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e Competências

Este programa visa formar especialistas com competências sólidas e domínio alargado de base científico na área de Probabilidades e Estatística, para a realização de investigação de qualidade, nomeadamente com a abordagem dos pressupostos conceptuais do método científico aplicado à pesquisa e recolha de dados, com ênfase nas áreas de investigação.
Delineamentos da investigação sistemática nas áreas de interesse. Tipos de pesquisa e suas estratégias de recolha, análise e interpretação dos resultados. Interpretação e redação de documentos académicos/científicos.
Seleção e utilização das ferramentas estatísticas adequadas para os objetivos científicos.
Resolução de problemas estatísticos com ajuda de software e interpretação dos resultados.

 

Metodologias de ensino

A reflexão e a discussão são elementos fundamentais do trabalho que se realiza na disciplina de MIPAD, dando particular atenção aos problemas da investigação, recolha, tratamento, análise interpretação dos dados.
O seu programa desenvolve-se em aulas teóricas e em aulas teórico-práticas, de duração e frequência semanal distintas. As primeiras, realizam-se uma vez por semana (1h) e são dirigidas ao conjunto de todos os alunos da disciplina, sendo essencialmente dedicadas à introdução ou síntese dos principais aspetos relativos aos temas em estudo. As aulas teórico-práticas serão semanais e com módulos de 2 h, onde os conteúdos serão trabalhados pelos alunos de diversas formas como, por exemplo, trabalhos práticos, recorrendo a ferramentas informáticas como o EXCEL e o SPSS na aplicação de métodos estatísticos e discussão sobre os resultados científicos.
Durante o decurso do semestre, será proposto aos alunos a realização de um trabalho individual ou em pequenos grupos. A participação nas atividades propostas na disciplina inclui frequentemente a pesquisa e recurso à análise de material de apoio, nomeadamente textos e outros documentos técnicos escritos.

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta disciplina procura assumir um carácter essencialmente formativo e atender aos vários tipos de atividades realizadas e aos diversos modos de trabalho na disciplina, ocorrendo em momentos que se distribuem ao longo do semestre. A classificação final de cada aluno será obtida através de componente escrita: frequência (parte teórica e prática) - 60% e trabalhos práticos realizados individualmente e/ou grupo - 40%.

 

Conteúdos

AULAS TEÓRICAS
PARTE 1 - METODOLOGIA BÁSICA DA INVESTIGAÇÃO

  1. Identificação do assunto a investigar
  2. Identificação das variáveis do estudo
  3. Identificação da população e amostra do estudo
  4. Definição do desenho do estudo – Design Factorial
  5. Planeamento da recolha e análise dos dados
  6. Interpretação dos resultados (e elaboração do relatório)

PARTE 2 - NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA

  1. Técnicas de amostragem
  2. Dimensionamento da Amostra
  3. Natureza das variáveis
  4. Observações independentes versus dependentes
  5. Estimação versus Testes de Hipóteses: generalidades

PARTE 3 – ESTATÍSTICA EXPLORATÓRIA DE DADOS

  1. Introdução ao SPSS - aplicação informática
  2. Análise exploratória de dados - Estatística descritiva

PARTE 4 – TESTES ESTATÍSTICOS PARAMÉTRICOS

  1. Testes t para amostras independentes e emparelhadas
  2. Análise de variância
  3. Análise de variância – Medidas repetidas

PARTE 5 – TESTES ESTATÍSTICOS NÃO- PARAMÉTRICOS

  1. Testes para amostras independentes e emparelhadas
  2. Testes para proporções

PARTE 6 – CORRELAÇÃO E REGRESSÃO

PARTE 7 – ANÁLISE FACTORIAL

PARTE 8 – ANÁLISE DE CLUSTERS

Docentes

Professor(a) Auxiliar Convidado(a)
Doutorado em Biotecnologia em 2006, pela Universidade Católica Portuguesa. Consultor em Engenharia Alimentar, é responsável por coordenar projetos de I&DT…