Objetivos e Competências
- Relacionar a metodologia da Investigação Operacional com a realidade concreta
- Identificar e relacionar a informação relevante e/ou desenvolver processos de obtenção de informação adicional
- Modelizar/projetar racionalmente os problemas de modo a obter respostas eficientes e eficazes
- Desenvolver a capacidade de análise crítica da envolvente dos processos de tomada de decisões, através da seleção da informação relevante, sua coordenação, e adaptação dos parâmetros dos modelos à realidade, ajustando eficientemente as suas condições de aplicabilidade e racionalizando os resultados esperados
- Desenvolver competências de pesquisa, investigação, e estruturação de conhecimentos, de modo a encarar processos de decisão de complexidade crescente.
- Desenvolver capacidades e competências de gestão, que suportam processos concretos de tomada de decisões
Metodologias de ensino
Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos e metodologias relevantes dos diversos assuntos tratados, realçando a sua importância na futura atividade profissional de Engenharia Alimentar, recorrendo a exemplos elucidativos e a estudos de caso. Apelo ao entendimento dos conceitos, e à sua aplicação e inter-relação.
Nas aulas teórico-práticas, o(a) estudante é encaminhado para a resolução de problemas concretos, em que aplica as metodologias estudadas.
Com o desenvolvimento do trabalho de grupo pretende-se desenvolver nos estudantes um conjunto de capacidades e competências que suportam um processo concreto de tomada de decisões: pesquisa, recolha de informação, sistematização e organização de raciocínios, coordenação, argumentação, e apresentação fundamentada de opiniões. Este trabalho visa estabelecer uma ligação direta entre a metodologia e a estruturação racional de decisões desenvolvido na UC de Investigação Operacional e a realidade concreta, num tema de grande atualidade e interesse dentro do ambiente que nos rodeia em geral, e na área de Engenharia Alimentar, em particular. Faz-se apelo não só ao conjunto de conhecimentos adquiridos em várias UC ́s dos respetivos cursos, como também à capacidade de raciocínio e de avaliação crítica dos acontecimentos, requerendo uma visão estratégica, global e integrada da realidade envolvente.
Conteúdos
AULAS TEÓRICAS
NATUREZA E METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL
PROGRAMAÇÃO LINEAR
Definição e características; Formulação e resolução gráfica, algébrica e matricial de problemas de Programação Linear; Método Simplex; Método Simplex – 2 Fases; Dualidade: características, propriedades e teoremas; Problemas de Transportes: formulação e resolução; problemas convertíveis em Problemas de Transportes; Problemas de Afetação; Método Húngaro.
REDES E FLUXOS
Metodologia e aplicação de métodos de otimização em redes; Problemas da árvore de ligações mínimas, do caminho mais curto entre dois pontos, e do fluxo máximo.
Planeamento e controle de projetos; Redes de projeto: Critical Path Method (CPM) e Program Evaluation and Review Technique (PERT); Caminho crítico
TEORIA DOS JOGOS
TEORIA DA DECISÃO
SIMULAÇÃO
AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS
Formulação e resolução de problemas de programação linear; Resolução gráfica, algébrica e matricial de problemas de Programação Linear; Aplicação dos métodos simplex, simplex – 2 fases; Aplicação do solver do excel.
Aplicação do algoritmo de transportes; Aplicação do Método Húngaro.
Aplicação dos algoritmos de redes e de redes de projeto CPM e PERT.
Resolução de problemas de teoria dos jogos, teoria da decisão e simulação.