Governança, Sociedade e Riscos Emergentes

5 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e competências

Pretende-se nesta unidade curricular abrir a caixa de Pandora das frustrações científico-sociais e suas implicações em termos de sustentabilidade: limites da ciência, dos cientistas e do conhecimento, complexidade ambiental ingerível, prioridades internacionais contraditórias, conflitos irredutíveis entre stakeholders e ainda o desenhar de tendências que colocam a viabilidade do futuro em questão. Esta litania de dificuldades propõe-se desafiar os mestrandos a procurar soluções efetivamente inovadoras, que cruzem ciência, política & sociedade e transcendam as visões simplistas e enviesadas que colocaram a Humanidade no instável ponto de singularidade onde atualmente se encontra.

 

Metodologias de ensino

A unidade curricular inclui aulas expositivas e participativas, com discussão de casos de estudo e apresentações orais em grupo. São empregues ferramentas típicas da sociedade da informação:
interação fora das aulas via Whatsapp, sondagens nos debates com mentimeter, apresentações orais com enfoque vídeo e pesquisa de informação a abranger as redes sociais, desde o youtube ao twitter. O trabalho de grupo vai ser estruturado segundo a metodologia dos seis chapéus do pensamento desenvolvida por Edward de Bono e culminará num World Café conjunto, assente na busca de respostas às "Perguntas Poderosas" previamente identificadas.

 

Conteúdos programáticos

  • Economia, Ambiente e Sustentabilidade
  • Políticas Pró- e Anti-Sustentabilidade
  • Visões Globais, Ética e Sustentabilidade
  • Escolhas Sociais, Conflitos de Interesse e Dilemas Económicos
  • Sociedade de Risco, Incerteza e Ignorância
  • Riscos Emergentes: Prevenção pela Integração da Ciência e Governança Pública
  • Ciência Pós-normal e o Papel do Princípio da Precaução
  • Participação Pública: Como Enfrentar o Mundo Pós-verdade

Docentes

Professor(a) Auxiliar
Doutorada e mestre em Biologia Molecular pela Universidade de Cornell (Estados Unidos) e licenciada em Biologia pela Universidade de Coimbra. É Professora…