Análise Instrumental e Automatização Laboratorial

5 ECTS / Semestral / Inglês

Objetivos e Competências

• Proporcionar os fundamentos de alguns métodos instrumentais de análise avançados (referidos na secção “conteúdo”) e automatização, complementares aos usualmente abordados no 1º ciclo.
  • Interpretar os resultados obtidos e avaliar se são verosímeis. Estimar a precisão, a exactidão, a sensibilidade e o limite de detecção da análise instrumental.
  • Manipular de forma cientificamente correcta, expedita, e em segurança, a instrumentação analítica.
  • Abordar assuntos com base em conhecimentos adquiridos e raciocínio e não na memorização ou mecanização.
  • Abordar criticamente e dar resposta objectiva às questões colocadas.
  • Elaborar relatórios científicos.

Resultados Expectáveis:
Conhecimento e compreensão: Fundamentos de automatização de análise química laboratorial e de alguns métodos instrumentais de análise (fluorescência, espetrometria de infra-vermelho e espetrometria de massa). Compreender os conceitos e o funcionamento do equipamento correspondente aos métodos em causa.
Perspetivar a monitorização e controlo químico de processos usando métodos automáticos de análise.

Metodologias de ensino

Aulas teóricas, onde são discutidos os fundamentos dos métodos e aulas laboratoriais, onde se efectua a sua execução prática, bem como a apresentação dos resultados em relatório.

Conteúdos

AULAS TEÓRICAS
Métodos automáticos de análise (descontínuos, contínuos, robotizados, microfluídicos)
Espetroscopia de fluorescência molecular
Princípios e práticas da análise por espectrometria de massa
Especificidade do tamdem MS-MS
Quimiometria: técnicas básicas de processamento de dados de espetrotometria (análise de componentes principais e clusterização hierárquica).

AULAS PRÁTICAS
T1 – Espetrometria de massa: identificação de moléculas de baixo peso molecular
T2 – Espetrometria de massa: análise da fração volátil de amostras utilizando SPME
T3 – Determinação da alcalinidade em águas por análise por injeção sequencial (SIA)