Workshop Internacional do projeto Erasmus T-GREEN debate educação sustentável na Escola Superior de Biotecnologia

Terça-feira, Dezembro 9, 2025 - 10:19

Foi com o objetivo de discutir a implementação de programas de pós-graduação mais sustentáveis e interdisciplinares que se desenrolou o debate do Workshop Internacional do projeto Erasmus+ T-GREEN – “Transforming Graduate Education for a Green and Sustainable Future in Armenia”. O evento reuniu, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, várias instituições de ensino superior e organizações da Arménia e de parceiros europeus.

Durante os cinco dias do evento, os participantes tiveram oportunidade de se envolver em sessões plenárias, apresentações e grupos de trabalho, abordando temas como o enquadramento legal para a implementação de programas de mestrado conjunto/múltiplo, a adaptação de currículos às novas legislações arménias, bem como a troca de boas práticas entre instituições europeias e arménias. O programa incluiu também visitas às instalações de investigação em Biotecnologia do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) na ESB-UCP, proporcionando uma perspetiva prática sobre o funcionamento de laboratórios e serviços de investigação integrados.

O projeto T-GREEN, com duração de três anos, visa apoiar as universidades na transição de programas tradicionais para programas orientados para o futuro, promovendo a sustentabilidade, a interdisciplinaridade e a mobilidade estudantil. O workshop permitiu reforçar competências de equipas administrativas, decisores, responsáveis políticos, docentes, investigadores e estudantes, capacitando-os para integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as questões ambientais na educação pós-graduada.

Entre os participantes arménios estiveram o Ministério da Educação, Ciência, Cultura e Desporto da República da Arménia, o Centro Nacional para a Garantia da Qualidade, a Universidade Nacional de Arquitetura e Construção da Arménia (coordenadora), a Eurasia International University, a Yerevan State University, a State University of Economics of Armenia, a French University of Armenia, a National Polytechnic University, a National Agrarian University of Armenia, a Goris State University, a Gavar State University, assim como as organizações Erasmus Student Network Yerevan e Bridge of Hope.

Os parceiros europeus incluíram a International Hellenic University (Grécia), a Mykolo Romerio Universitetas (Lituânia), a Jagiellonian University of Krakow (Polónia) e a Universidade Católica Portuguesa (Portugal).

O workshop, que decorreu entre os dias 1 e 5 de dezembro de 2025, permitiu reforçar a cooperação internacional, promover o intercâmbio de experiências e consolidar os esforços para transformar a educação de pós-graduação rumo a um futuro mais verde e sustentável.