Uma visão holística do solo

Segunda-feira, Dezembro 12, 2022 - 18:02
Fotografia do Auditório

A Escola Superior de Biotecnologia/Centro de Biotecnologia e Química Fina promoveu o seminário «Desafios na Gestão e Recuperação Sustentável da Saúde do Solo» no âmbito do Dia Mundial do Solo, comemorado anualmente a 5 de dezembro.

«O principal objetivo foi focar a importância de um solo saudável e de como a sua recuperação pode ser promovida através de processos biológicos sustentáveis», sintetiza Sofia Pereira, investigadora da ESB-CBQF e uma das organizadoras do evento. «Foi uma manhã enriquecedora e de grande partilha de conhecimento sobre esta temática», acrescenta a especialista.

Este seminário contou com a participação de seis especialistas externos convidados – Ángeles Prieto-Fernandéz, Diego Arán, Paula Alvarenga, Cristina Delerue-Matos, Celeste Jorge e Regina Vilão, que trabalham na área do solo e que explicaram o papel das fitotecnologias, dos inóculos microbianos, corretivos e tecnossolos na recuperação de solos contaminados, queimados e/ou degradados em geral. A minimização dos riscos para a saúde pública relacionados com a qualidade dos solos na produção agrícola e os desenvolvimentos nacionais e comunitários sobre prevenção da contaminação e remediação do solo foram temas igualmente abordados. 

Helena Moreira, também investigadora da ESB-CBQF e coorganizadora do evento, salienta: «A comemoração deste dia é crucial para consciencializar as pessoas de que este recurso, para além de ser a base da produção de cerca 95% dos nossos alimentos, fornece serviços de ecossistema centrais para a vida na Terra». A investigadora destaca ainda: «O facto de este dia ter sido descurado por grande parte da comunicação social é sintoma de um desconhecimento transversal sobre o real valor do solo que é necessário combater».

Este evento foi também registado no site da FAO, juntando-se assim a outros que decorreram pelo mundo fora.

Mapa