Tecnologia inovadora de extração de queratina: patente europeia concedida à Escola Superior de Biotecnologia

Terça-feira, Agosto 1, 2023 - 09:06

Method for extracting keratin é o nome da patente europeia que foi concedida à Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Trata-se de uma tecnologia inovadora, em linha com a economia circular e a sustentabilidade, que extrai queratina do pelo de suínos. Uma tecnologia que permite minorar o encargo ambiental significativo das explorações suinícolas.

Desenvolvida pelas investigadoras do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) Manuela Pintado, Manuela Amorim, Raquel Madureira e Ana Pintado, esta nova tecnologia consiste num método mais simples, com custos económicos mais baixos e ambientalmente mais seguro. Com apenas dois passos - digestão com detergente comercial e ultrafiltração -, este método otimizado elimina as etapas de lavagem, precipitação e purificação. 

A queratina possui diversas aplicações nas áreas da biomédica e da cosmética, pelo que a tecnologia patenteada é um contributo para os objetivos da economia circular e para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis para a produção agro-industrial.

O Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa foi responsável pelo enquadramento dos trabalhos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação e o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia (EBRI) acompanhou o processo de proteção de conhecimento produzido.