Rapid Phage Sensing foi o projeto vencedor da 8ª edição do programa Born from Knowledge, BfK Ideas, na categoria “Health, Biotechnology and Food”. Desenvolvido por Cláudia Maciel, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina, da Escola Superior de Biotecnologia (ESB), trata-se de um dual purpose lab-on-a-chip que integra dois módulos independentes que permitem a deteção e identificação de bactérias nosocomiais resistentes a antibióticos.
O Rapid Phage Sensing é um dispositivo portátil, cost-efficient, de elevada especificidade e sensibilidade, constituindo um sistema analítico rápido, automatizado e robusto, que vem dar resposta à epidemia de resistência a antibióticos.
Para Cláudia Maciel, “o reconhecimento da tecnologia RapidPhageSensing, desenvolvida em colaboração com investigadores do LAQV-Requimte, constitui um incentivo para a continuidade e consolidação do projeto, perspetivando a implementação desta solução inovadora”. A investigadora explica, também, que a distinção permitiu “despertar o interesse de stakeholders que serão determinantes para a transferência da tecnologia para o mercado”.
“É com muito orgulho que vejo reconhecido o trabalho desenvolvido pela Cláudia, reconhecimento materializado com a atribuição deste prestigiado prémio. A Cláudia é, sem dúvida, uma pessoa 'nascida para o conhecimento' e o projeto premiado é um exemplo bem-sucedido de algo 'nascido do conhecimento'.” – afirma Paula Teixeira, docente e investigadora da ESB e orientadora de doutoramento de Cláudia Maciel.
Reconhecimento da excelência e inovação da investigação do CBQF
Paula Teixeira lembra, também, que a nova tecnologia “não podia ser mais oportuna”, uma vez que “enfrentamos uma epidemia de resistência a antibióticos ...”. “Como líder do grupo “Food & Nutrition” do CBQF, vejo este prémio reconhecer a excelência e a inovação da nossa investigação e um incentivo para continuarmos empenhados em promover uma cultura de excelência na investigação e gerar conhecimento científico que contribua para dar resposta aos muitos desafios da sociedade”, acrescenta.
A atribuição deste prémio contempla a participação na próxima edição do Programa de Aceleração em Ciência e Tecnologia, o BfK – Rise, que permitirá estruturar um plano estratégico go-to-market e obter financiamento para a implementação desta tecnologia.
Cláudia Maciel recordou, também, que “a atribuição da distinção “Born From Knowledge”, pelas mãos de Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, “foi de grande simbolismo, dada a iminência da World Antimicrobial Awareness Week”.
Promovido pela Agência Nacional de Inovação, BfK Ideas visa impulsionar a transferência de conhecimento das Instituições de Ensino Superior para o tecido empresarial. Rapid Phage Sensing (ESB/CBQF, da Universidade Católica), Flattie (da Universidade de Aveiro) e Inclusive Programming (da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) foram os três projetos distinguidos pelo programa. Na 8.ª edição do concurso foram apresentados 21 projetos inovadores semifinalistas. A final decorreu a 16 de novembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.