Maria Manuela Estevez Pintado, docente da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, teve o seu processo de agregação aprovado por unanimidade, após as Provas de Agregação em Biotecnologia - Especialidade Ciência e Engenharia Alimentar, realizadas nos dias 27 e 28 de julho de 2023.
No primeiro dia das provas, foi analisado o currículo da professora, bem como a unidade curricular de Alimentos Funcionais apresentada e proposta pela mesma. No segundo dia, a docente lecionou uma aula no âmbito da especialidade em que foram prestadas as provas, que foi objeto de análise e discussão pelo júri.
As provas de agregação foram presididas pela Senhora Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Prof. Doutora Isabel Capeloa Gil. O júri das provas foi composto pelos Profs. Doutores Maria da Conceição Calhau e António Rangel para apreciação do curriculum e o Prof. Doutor Armando Silvestre para apreciação do relatório da disciplina, tendo ficado a arguição da lição de síntese a cargo dos Profs. Doutores João Paulo Crespo e José António Teixeira. O júri incluiu ainda os Profs. Doutores Paula Castro e Emídio Gomes.
O processo de agregação visa avaliar a competência e a contribuição académica, científica, profissional e pedagógica do candidato para a área em que atua, bem como a sua capacidade de liderança e supervisão de projetos. Assim, para além de adquirir maior prestígio e autoridade com este novo título, a docente fica qualificada para se candidatar ao cargo de professor catedrática.
A Escola Superior de Biotecnologia parabeniza, assim, a professora Manuela Pintado pelo sucesso neste processo de agregação, reconhecendo a sua dedicação e empenho em prol do ensino na instituição.