Mahsa Farrokhi, aluna de doutoramento da Universidade Católica Portuguesa e investigadora no Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia, foi distinguida com o 3.º lugar na categoria Best Young Presenter na Conferência da Global Harmonization Initiative (GHI) 2025, que teve lugar em Roterdão, nos Países Baixos, entre os dias 25 e 27 de junho.
Este evento internacional reúne investigadores, líderes da indústria e decisores políticos com o objetivo de promover a inovação e a harmonização nas áreas da segurança alimentar, tecnologia e sustentabilidade, à escala global.
No âmbito desta distinção, Mahsa apresentou a sua investigação intitulada “Tecnologia de ultrassons em alimentos sem glúten: uma nova abordagem para a produção de pão funcional e sustentável”, que explora técnicas de processamento inovadoras para melhorar a qualidade nutricional, o desempenho tecnológico e a sustentabilidade dos produtos sem glúten.
Para além do programa científico, os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar o Centro Global de Inovação Alimentar da Unilever, em Wageningen, um centro de referência em investigação e desenvolvimento de soluções alimentares sustentáveis.
Mahsa Farrokhi expressou o seu agradecimento à sua orientadora, Professora Cristina L.M. Silva, e a toda a equipa da Universidade Católica Portuguesa pelo apoio contínuo, assim como à Dr.ª Diana Bogueva, presidente da GHI, e à comissão organizadora pelo evento dinâmico e enriquecedor.
Para a investigadora, “Este prémio é um grande incentivo para continuar a desenvolver soluções científicas que contribuam para uma alimentação mais saudável e sustentável, e reflete o apoio contínuo e a inspiração que tenho recebido no CBQF e na Universidade Católica Portuguesa.”
Esta distinção sublinha o compromisso da Universidade Católica com a promoção da excelência científica e da investigação com impacto, num contexto internacional.

