O Grupo de Nutrição e Saúde do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) orgulha-se de partilhar a sua mais recente publicação “Phytochemical and Functional Diversity of Enzyme-Assisted Extracts from Hippophae rhamnoides L., Aralia cordata Thunb., and Cannabis sativa L.” (Diversidade Fitoquímica e Funcional dos Extratos Enzimaticamente Assistidos de Hippophae rhamnoides L., Aralia cordata Thunb. e Cannabis sativa L), que resultou de uma colaboração com investigadores de Centros de Investigação da Lituânia.
Este estudo foi desenvolvido no âmbito de uma tese de doutoramento e envolveu a colaboração multidisciplinar entre investigadores do CBQF e do Centro de Investigação para a Agricultura e Florestas da Lituânia, da Universidade de Ciências da Saúde da Lituânia, do Instituto de Investigação de Ciências Naturais e Tecnológicas, bem como do Jardim Botânico da Universidade Vytautas Magnus, na Lituânia.
A doutoranda Viktorija Januskevice passou parte do seu programa de doutoramento no CBQF, com o objetivo de caracterizar os extratos de Hippophae rhamnoides L. (espinheiro-marítimo), Aralia cordata Thunb. e Cannabis sativa L. (cânhamo), obtidos com um método inovador, rápido e sustentável. O estudo mostrou níveis relevantes de atividade antioxidante para todos os extratos de folhas e identificou o potencial antidiabético e a atividade antibacteriana das folhas de espinheiro-marítimo, destacando assim a eficácia da metodologia.
O artigo pode ser consultado aqui