O FLY, programa europeu de voluntariado e aprendizagem-serviço, acaba de abrir candidaturas para todos os alunos da Universidade Católica que desejem realizar uma experiência de voluntariado internacional. No total, estão preparados mais de 30 projetos distintos em 14 países.
O programa, que reforça o compromisso das universidades participantes com o desenvolvimento sustentável, pretende – sobretudo - sensibilizar as comunidades universitárias para os problemas de migração e dos refugiados e das pessoas em risco de exclusão social e realçar projetos de cuidados às pessoas e à comunidade.
“Desta experiência, trago muito boas memórias, trago um bocadinho de cada pessoa com quem estive.”
Maria Barros, aluna da Universidade Católica no Porto, recorda a experiência do verão de 2023, em Bilbau (Espanha): “sempre fiz voluntariado aqui [em Portugal] e surgiu este projeto de ir mais longe, de sair do país, e decidi experimentar – porque não?”. Acabou por trabalhar com crianças e jovens numa instituição local que queria dinamizar a sua comunidade imigrante.
“Desta experiência, trago muito boas memórias, trago um bocadinho de cada pessoa com quem estive”, refere Maria Barros, que planeou e acompanhou as crianças e jovens em oficinas artísticas e de expressão. “Vão sempre fazer um bocadinho de diferença para o sítio onde forem e nas vidas das pessoas que encontrarem”, conclui.
João Souza, também estudante da UCP no Porto e participante no FLY em 2022, no Quénia, refere que “descrever a experiência será sempre difícil”. “Estive em contacto com uma realidade muito distinta de tudo o que já vivi, mas este lado difícil não se compara às grandes aprendizagens que tive em Nyumbani. Saio daqui transformado, grato e com uma enorme sensação de dever cumprido.”
Interessado/a? A Católica está a dinamizar sessões de apresentação
A apresentação do FLY vai ocorrer online no dia 15 de fevereiro e em regime presencial e online no dia 19. As sessões destinam-se aos estudantes dos quatro campi da UCP.
As candidaturas para o programa terminam a 26 de fevereiro. Os alunos selecionados irão ter de participar em formação inter-universitária e ainda em encontros com as organizações de voluntariado. Todos os voluntários selecionados pela Universidade Católica Portuguesa receberão apoio nas despesas relacionadas com a formação dos seus alunos, bem como uma bolsa para apoio no alojamento e de alimentação.
Coordenado pelas Universidades espanholas de Comillas (Madrid), Universidade de Deusto (Bilbao) e ESADE (Barcelona), o FLY 2024 junta, para além da Universidade Católica Portuguesa, as Universidades Loyola (Andaluzia, Espanha), LUMSA (Roma, Itália) e Mateja Bela (Banská Bystrica, Eslováquia) e IQS (Barcelona, Espanha). Cada uma destas instituições apresenta projetos de voluntariado e/ou de aprendizagem-serviço, no país de origem, no sentido de, paralelamente, receber e convidar alunos das universidades parceiras.