Estudantes do ensino secundário de todo o país competem na final nacional das Olimpíadas de Biotecnologia

Quarta-feira, Maio 29, 2024 - 14:31

Com o objetivo principal de promover a cultura científica e tecnológica, bem como estimular o interesse pela biotecnologia, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa - Porto (ESB) organizou a final nacional da 18ª Olimpíada de Biotecnologia em parceria com a Sociedade Portuguesa de Biotecnologia. Na categoria principal, os três alunos vencedores vieram da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo (Almada), da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (Leiria) e do Colégio de Gaia. Na categoria de melhor composição, venceu um aluno da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, com menções honrosas para a Escola Secundária de Valongo e para o Colégio Santo António International School (Estoril).

Durante o dia, os participantes tiveram a oportunidade de demonstrar os seus conhecimentos e competências em biotecnologia num ambiente desafiante, intercalado com oportunidades de networking. Esta final nacional representou o culminar de uma competição que incluiu duas eliminatórias locais e deixou algumas centenas de participantes pelo caminho.

Para Egídia Azevedo, professora de Biologia na Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, este evento foi uma oportunidade única para os alunos mostrarem o seu potencial. "Participar neste tipo de actividades constitui um estimulo ao desenvolvimento das múltiplas competências dos alunos e abre-lhes um vasto leque de novos horizontes para o futuro, pois permite-lhes visitar espaços laboratoriais e vivenciar um ambiente profissional", afirmou.

Os alunos partilharam ainda as suas experiências e satisfação pela participação nas Olimpíadas de Biotecnologia. Joana Mendes Coelho, aluna do 12º ano da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo e uma das vencedoras, destacou a importância de eventos como este para o seu desenvolvimento académico e pessoal. “Fui incentivada por uma professora e, como também tenho interesse em investigação biomédica e biotecnológica, este evento foi ainda mais interessante”, referiu.

Camila Santos Pereira, aluna do 12º ano da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira e também vencedora, destacou: “Uma das minhas opções para o ensino superior é a Biotecnologia, e eventos como este ajudam-nos a compreender melhor esta área. Através da prova escrita e das actividades laboratoriais, ficamos a conhecer melhor o curso”. Afonso Esteira, aluno do 12º ano do Colégio de Gaia, acrescentou: “Acho que a biotecnologia é uma área interessante e foi por isso que me inscrevi. No futuro, gostava de seguir algo relacionado com este ramo”.

Esta final nacional, que teve lugar a 17 de maio de 2024, não foi apenas uma competição intelectual, mas também uma celebração do talento e da dedicação dos alunos do ensino secundário interessados nas áreas da ciência e da tecnologia. A Faculdade de Biotecnologia teve um papel fundamental no acolhimento e organização deste evento, demonstrando o seu empenho na promoção da literacia científica.

Lista completa dos vencedores:

Melhor composição

• Joana Coelho | Escola Secundária de Cacilhas-Tejo (Almada)

Melhor pontuação (ex aequo)

•     Afonso Pereira | Colégio de Gaia
  •     Pedro Gomes | Escola Secundária de Cacilhas-Tejo (Almada)
  •     Camila Pereira | Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (Leiria)

Algumas fotos da final

Olimpiadas-2024-01