Estudantes da Escola Superior de Biotecnologia brilham na 8.ª edição do prémio ECOTROPHELIA Portugal

Quinta-feira, Julho 18, 2024 - 12:28

A equipa Fusion Rolls, constituída por estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade Lusíada do Porto, saiu como grande vencedora da 8.ª edição do prémio ECOTROPHELIA Portugal, com os seus rolinhos de fruta desidratada, sustentáveis e nutritivos. Este prémio, organizado pela PortugalFoods, reuniu mais de cinco dezenas de estudantes universitários provenientes de todo o país, empenhados na criação de produtos alimentares que farão a diferença no futuro.

Na oitava edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, promovido pela PortugalFoods com o intuito de distinguir e estimular o empreendedorismo jovem no setor agroalimentar e reforçar a ligação entre a indústria e a academia, houve um produto que se destacou entre os oito projetos finalistas: os Fusion Rolls, rolinhos de fruta saudáveis, desenvolvidos por três estudantes de diferentes universidades do Porto.

A equipa Fusion Rolls conquistou o Prémio ECOTROPHELIA Ouro, no valor de 2.000 euros, e o direito de representar Portugal na competição europeia, a realizar-se em Paris no mês de outubro. Recebeu ainda o Prémio Incubação UPTEC, que visa premiar e estimular o empreendedorismo em Portugal, oferecendo 4 meses de incubação e a participação na prestigiada escola de start-ups. Além disso, a equipa foi também distinguida pelo UPTEC – Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto, onde será incubada e integrará o programa de aceleração de ideias de negócio da Escola de Startups.

O segundo prémio foi atribuído à equipa Trinca-Espinhas, a concurso com crackers de farinha de espinha de peixe, farinha de trigo e alecrim. Esta equipa, constituída por alunos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, recebeu o Prémio ECOTROPHELIA Prata no valor monetário de 1.000 euros. Biscoitos feitos à base de farinha de espinhas de peixe, um snack saudável com folhas de figo-da-Índia e picante, e uma barra alimentar com beterraba para atletas de alta competição foram outros projetos premiados pelo júri.

Para Deolinda Silva, Diretora Executiva da PortugalFoods, a mais recente edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal “voltou a realçar a capacidade empreendedora, o espírito de união e as competências altamente qualificadas dos estudantes para a resolução de problemas complexos da indústria agroalimentar e na resposta às tendências de consumo. As gerações mais jovens estão, sem dúvida, muito comprometidas com a construção de um mundo mais sustentável e olham para os princípios da economia circular e da inovação como ingredientes para uma alimentação justa, equilibrada e sustentável”.

Estes projetos refletem a diversidade e a criatividade dos participantes na competição. Estas distinções evidenciam o talento, a inovação e o espírito empreendedor dos nossos estudantes, reforçando o compromisso da Escola Superior de Biotecnologia em promover a excelência académica e a sustentabilidade.

Fotografias da 8.ª edição do prémio ECOTROPHELIA Portugal

Fusion Rolls #01