O Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP) integram o consórcio internacional do projeto VinAE, que pretende promover a adoção de práticas agroecológicas capazes de reforçar a resiliência dos agroecossistemas vitivinícolas em várias regiões de referência europeias.
Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e cofinanciado pela Agroecology Partnership, o VinAE – Vineyards network for co-creation and expansion of AgroEcological strategies to face viticulture challenges: a basis for cross-border living labs incide sobre regiões de Espanha (Ribeira Sacra, Ribeiro, Txakolí e Rioja), Portugal (Douro), França (Gaillac), Itália (Toscana) e Turquia (Anatólia).
Em Portugal, o projeto será liderado pela investigadora Sofia Pereira e contará com a participação das investigadoras Paula Castro, Ana Sofia Sousa e Mariana Godinho, do grupo Environmental Biotechnology and Resources do CBQF.
Através de uma estratégia participativa e de co-criação, o VinAE reúne especialistas e parceiros de várias regiões produtoras de vinho para partilhar conhecimento e desenvolver soluções conjuntas para os desafios atuais da viticultura. O projeto prevê a utilização de diversas ferramentas inovadoras, como bioinoculantes, retentores de água no solo, biofumigantes, culturas de cobertura e wool mulching, com o objetivo de potenciar o desempenho e reforçar a sustentabilidade dos ecossistemas.
Através da implementação de campos experimentais em 5 regiões vitivinícolas, procura-se avaliar o impacto das práticas propostas em parâmetros como o desempenho das videiras, a qualidade do mosto, o sequestro de carbono no solo, a diversidade microbiana e faunística, e a fertilidade do solo. Em Portugal, a implementação do campo experimental foi realizada em colaboração com a ADVID e a Real Companhia Velha, centrando-se na adoção de práticas agroecológicas adaptadas às condições locais, nomeadamente a aplicação de bioinoculantes, bem como a utilização de culturas de cobertura e retentores de água nas entrelinhas.
Além de promover a adoção de práticas mais sustentáveis, o VinAE pretende identificar barreiras e propor recomendações baseadas em evidências científicas, que favoreçam a transição agroecológica do setor vitivinícola.
Coordenado pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), de Espanha, o projeto conta com os seguintes parceiros:
- UCP - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
- ADVID - Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, CoLAB VINES&WINES, Portugal
- NEIKER - Basque Institute for Agricultural Research and Development, Espanha
- CEFE - Centre d'Ecologie Fonctionnelle et Evolutive, University Paul-Valéry Montpellier 3, França
- CREA - Consiglio per la Ricerca in Agricoltura e l'Analisi dell'Economia Agraria, Itália
- IRET - Research Institute on Terrestrial Ecosystems, Itália
- GAPTAEM – GAP Agricultural Research Institute (Turquia)
A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, acolheu a reunião de arranque do projeto, nos dias 22 e 23 de outubro, reunindo representantes de todos os parceiros nacionais e internacionais.
 
                 
        
        
       
