Equipa liderada por docente da Escola Superior de Biotecnologia vence a 6.ª edição do Prémio FOOD FAB LAB

Segunda-feira, Agosto 5, 2024 - 14:18

O Prémio FOOD FAB LAB, uma iniciativa do INOV.LINEA - Tecnologias Alimentares do TAGUSVALLEY, visa revolucionar a inovação no setor agroalimentar, promovendo o surgimento de novos produtos e projetos empresariais. Este prémio não só impulsiona a economia no setor como também incentiva a criação de soluções inovadoras e sustentáveis.

A 6.ª edição do Prémio FOOD FAB LAB, recentemente concluída, contou com 18 projetos avaliados por um júri conceituado, constituído por Leonor Almeida Garrett (SONAE MC), Deolinda Silva (PortugalFoods), Miguel Teixeira (Colab4Food), Teresa Mariano (APN – Associação Portuguesa de Nutrição), Helena Mira (Escola Superior Agrária de Santarém – Instituto Politécnico de Santarém), Conceição Pereira (TAGUS Ribatejo Interior) e Nelson Félix (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril). A competição destacou-se pela elevada qualidade dos projetos apresentados, refletindo o potencial inovador do setor agroalimentar em Portugal.

O projeto ProYoGut, integrando na equipa Cláudia Maciel e Sérgio Sousa, investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina, e Paula Teixeira, docente da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e investigadora no Centro de Biotecnologia e Química Fina, foi o grande vencedor da 6ª edição do FOOD FAB LAB. Esta gama de produtos fermentados plant-based, enriquecidos com ómega-3, foi projetada para a profilaxia de infeções e benefícios cardiovasculares.

A história do ProYoGut começou em 2018, no âmbito do Programa de Mentoria Comendador Arménio Miranda onde a ideia de formular um produto fermentado dairy-based com novas culturas starter com potencial probiótico foi concebida. Em 2019, o conceito foi expandido no concurso NewFood, desenvolvendo-se análogos plant-based, em parceria com a unidade plant-based da Frulact, Benefit, culminando no premiado ProYoGut.

O Prémio FOOD FAB LAB continua a ser um pilar essencial para a inovação e desenvolvimento no setor agroalimentar, proporcionando oportunidades valiosas para a comunidade científica, empresarial e educativa.

Imagem do produto