Bracelete inovadora de tracking: projeto de estudantes da Escola Superior de Biotecnologia entre os melhores do Health INNOVAtion Awards

Quarta-feira, Dezembro 6, 2023 - 10:23

O SafeBrace, desenvolvido por estudantes da Escola Superior de Biotecnologia (ESB), ficou no top 5 dos melhores projetos na final da edição de 2023 dos Health INNOVAtion Awards, na categoria de estudantes de licenciatura e mestrado. Trata-se de uma bracelete inovadora de tracking, via APP Android, para pessoas com comorbidades neurológicas (Alzheimer, Parkinson, etc) e para crianças que através de um sistema de alarme indica à família que a pessoa se afastou de um determinado perímetro de segurança com elevada precisão independentemente do ambiente circundante.

Foi desenvolvido por Martim Silva, Mariana Reis e Greta Di Pasquale, alunos da Licenciatura em Bioengenharia – ramo Engenharia Biomédica -, com a supervisão de Pedro Miguel Rodrigues, docente da Escola Superior de Biotecnologia (ESB), e com a co-supervisão de Patrícia Batista, docente da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP).

É crucial estimular ativamente a participação dos nossos alunos em concursos de natureza tecnológica,” salienta Pedro Rodrigues acrescentando “estas competições capacitam os alunos a ampliar os limites do conhecimento atual, mas também fornecem uma plataforma crucial para a transformação de ideias inovadoras em tecnologia tangível.”

“Ao longo dos anos, a Escola Superior de Biotecnologia tem vindo a destacar-se como uma instituição de ensino superior comprometida em promover e impulsionar a participação dos alunos neste tipo de iniciativas que servem como verdadeiros catalisadores de inovação,” refere Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia.

Pedro Rodrigues afirma, também, que “cada linha de código, cada projeto, representa um passo arrojado em direção a um futuro onde a tecnologia não só evolui, mas eleva a sociedade a novos patamares. Os concursos funcionam como terreno fértil onde as ideias florescem e a participação dos alunos é a luz que ilumina o caminho para um amanhã repleto de possibilidades tecnológicas infinitas. Ao competirem, colaborarem e criarem, os alunos não só se preparam para o futuro, mas também se tornam arquitetos da próxima era tecnológica, onde a inovação é a linguagem universal e o potencial é ilimitado”.

A edição de 2023 do Health INNOVAtion Awards, um acelerador de ideias que promove a inovação no setor da saúde, decorreu no Funchal, entre os dias 29 novembro e 1 de dezembro.

Imagem do evento
Imagem dos estudantes