Reforçar competências e empregabilidade, promover a inovação e o networking, e aproximar o ensino da engenharia das exigências do mercado são os principais objetivos do projeto europeu ENG-INC. Com a participação da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa como parceira em Portugal, o projeto arrancou com a reunião de Kick-Off coordenada pela Kempten University of Applied Sciences, na Alemanha, marcando o início de um trabalho colaborativo entre instituições europeias de referência.
O ENG-INC (Enhancing Employability and Skills for Engineering Graduates through Innovation, Networking, Collaboration and Curriculum Updating) tem como objetivo melhorar a capacidade e a qualidade do ensino superior em engenharia, respondendo à crescente procura por engenheiros qualificados no contexto da economia global. O projeto concentra-se nas lacunas críticas dos currículos de engenharia, proporcionando aos estudantes uma compreensão sólida de conhecimentos práticos e teóricos essenciais para o sucesso profissional.
A inovação pedagógica será um elemento central, promovendo experiências práticas que respondam às exigências da indústria, através da incorporação de novas tecnologias e metodologias de aprendizagem. O projeto também prevê a transferência de conhecimento e a criação de programas de formação adaptados tanto para docentes como para estudantes, fomentando a colaboração ativa entre instituições europeias de ensino superior reconhecidas pelas suas metodologias de ensino modernas.
O ENG-INC tem ainda um enfoque inclusivo, garantindo que estudantes com deficiência ou provenientes de contextos menos favorecidos tenham iguais oportunidades de aceder aos benefícios do currículo e das metodologias atualizadas. Ferramentas de aprendizagem acessíveis, tecnologias adaptativas e sistemas de apoio serão implementados para reduzir barreiras e permitir que todos os estudantes, especialmente os grupos alvo, tirem pleno proveito do projeto.
A reunião de Kick-Off decorreu no dia 8 de dezembro de 2025 e marca o arranque oficial de um projeto que pretende aproximar o ensino académico das necessidades reais da indústria, preparando engenheiros capazes de enfrentar os desafios dos mercados locais e regionais, em particular nos setores tecnológicos e de engenharia sustentável.