Ryan Arruda, estudante de Microbiologia da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, recebeu a Bolsa Católica Fellowships for Portuguese American Students. Com 18 anos, Ryan é natural de Massachusetts, nos Estados Unidos, e junta-se à turma de Microbiologia, trazendo consigo uma forte ligação a Portugal, que remonta às suas raízes familiares.
Ryan, que completou o ensino secundário na Old Rochester Regional High School, situada a cerca de 80km de Boston, começou a sua procura por uma universidade há mais de um ano. Inicialmente, parecia que o seu futuro académico seria nos Estados Unidos, mas a vontade de explorar novos horizontes levou-o a considerar a possibilidade de estudar no estrangeiro. Com o apoio dos seus pais, Ryan decidiu procurar oportunidades internacionais e o Porto, cidade pela qual sempre teve um carinho especial, surgiu como o destino ideal. O gosto por Portugal não é novidade para Ryan. A sua mãe nasceu em Montalegre e, embora tenha emigrado para os Estados Unidos com apenas seis anos, manteve sempre viva a cultura portuguesa na sua família. Ryan cresceu rodeado por tradições lusas, tendo frequentado uma escola de língua portuguesa para aperfeiçoar o idioma e aprender mais sobre as suas origens. Este vínculo cultural e familiar motivou-o a concorrer à bolsa Católica Fellowships e a escolher o campus do Porto, uma cidade que o fascina pela sua rica história e tradição. Além de estudante, Ryan é membro júnior do Conselho de Liderança Luso-Americano dos Estados Unidos (PALCUS), o que reflete o seu profundo envolvimento com a comunidade portuguesa nos EUA.
Agora, como aluno de Microbiologia na ESB, Ryan sente-se entusiasmado com a possibilidade de explorar a ciência e aprofundar o seu conhecimento nesta área que considera estar na interseção das ciências da vida e da medicina. Embora o futuro ainda seja incerto, Ryan pondera continuar os seus estudos em medicina ou seguir uma carreira como investigador nos Estados Unidos, após concluir a licenciatura. “Estou entusiasmado com os desafios que a Microbiologia me irá proporcionar e sei que o tempo que passarei aqui será valioso para o meu futuro. Já conheci pessoas incríveis e sinto-me muito bem acolhido pela comunidade da ESB", afirmou Ryan. Ele acredita que a sua experiência na Universidade Católica Portuguesa irá proporcionar-lhe memórias e aprendizagens que o acompanharão para o resto da vida.
A atribuição das Católica Fellowships for Portuguese American Students reflete o compromisso da Universidade Católica Portuguesa em fortalecer os laços com a diáspora portuguesa e apoiar estudantes luso-americanos no desenvolvimento académico e pessoal, numa perspetiva internacional. A presença de Ryan Arruda na ESB é um exemplo inspirador de como a educação pode unir culturas e abrir portas para o futuro.