Objetivos e Competências
Projetar processos e condições de processamento alimentares. Processos de conservação, separação e transformação. Conhecimentos de processos clássicos e inovadores.
Compreender o impacto de variáreis nos processos de conservação, separação e transformação de alimentos em termos de segurança, qualidade, economia e sustentabilidade. Saber otimizar processos e condições de processamento em função de diferentes objetivos.
Capacidade de desenvolver um projeto de processamento com objetivo de transformação e obtenção de um produto final.
Metodologias de ensino
As aulas estão organizadas em teóricas, teórico-práticas (resolução de problemas de cálculo) e aulas laboratoriais à escala piloto. Realização de duas visitas a indústrias alimentares.
Trabalho em grupos de 5 elementos, sobre conceção e otimização de um processo alimentar para prolongar a vida útil, obter maior qualidade, etc. O trabalho é desenvolvido e validado à escala piloto.
Conteúdos
Introdução: 1) Indústrias alimentares e tipos de operações, 2) Projeto de processos e condições de processamento.
Processos de conservação - Concepção e otimização de: 1) processo térmicos - branqueamento, pasteurização, esterilização, 2) refrigeração e congelação, 3) secagem.
Processos de separação - Concepção e otimização de condições de evaporação.
Processamento mínimo de alimentos: 1) não térmico: Campos elétricos pulsados (PEF), Pressão hidrostática alta (HHP), radiação ultravioleta (UV), Irradiação (IRR), Ultrasons (US), Tratamento de Plasma, Tratamentos de Ozono, e 2) térmico: Aquecimento Ohmico (OH), Radiação infravermelha (IR), Microondas (MW) e Radio Frequência (RF)
Processamento inovador de alimentos: 1) nanotecnologia, 2) impressão em 3D
Tecnologias alimentares adequadas: cozimento solar, secagem solar, refrigeração por evaporação
Projeto / Otimização de processos de produção de alimentos