Testemunho de Paula Teixeira, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina.
As questões sobre segurança alimentar são um tema muito discutido nas redes sociais. Num vídeo partilhado no TikTok, mostra-se um queijo duro que foi "esquecido" e ficou com bolor. No entanto, a autora do post não pondera deitá-lo fora. Com uma faca, retira apenas o bolor visível.
Outra utilizadora do TikTok “responde” a este vídeo e alerta para os supostos perigos da prática demonstrada. Alega que, para ser seguro comer o queijo, é necessário cortar entre 2 a 3 centímetros além do bolor visível. Caso não seja possível, é melhor descartar o alimento. Afinal, o que fazer nesta situação: cortar o bolor do queijo e só depois comer ou deitá-lo fora?
É seguro comer um queijo duro depois de se cortar um pedaço com bolor?
Em primeiro lugar, é importante fazer a distinção entre dois tipos de queijo. Em esclarecimentos ao Viral, Paula Teixeira, professora e investigadora na área de segurança alimentar na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto (UCP), explica que existem queijos que “são feitos com bolores selecionados e em condições de produção controladas” que, “se forem cumpridas todas as boas práticas”, são seguros para consumo.