Press News & Events

Católica integra consórcio de investigação ibérico para o envelhecimento saudável

Quinta-feira, Julho 11, 2024 - 10:02
Publicação
Atlas da Saúde

Inovar no âmbito das doenças associadas ao envelhecimento, utilizando a Bioengenharia aplicada à engenharia de órgãos e tecidos e à medicina personalizada. Estes são os grandes objetivos do novo Instituto de Biofabricação em Rede para o Envelhecimento Saudável (IBEROS+) que integra 14 entidades público-privadas da região da Galiza e Norte de Portugal - cinco universidades, cinco centros de investigação e quatro empresas. Com um financiamento de 2,2 milhões de euros, em Portugal são três as Universidades envolvidas: Católica, Minho e Porto.

Coordenado pela Universidade de Vigo, o consórcio pretende trabalhar doenças associadas ao envelhecimento, fazendo uso da área da Bioengenharia orientada para a engenharia de órgãos e tecidos e para a medicina personalizada. Para isso, o plano de ação passa por encontrar soluções para a escassez de doações de órgãos e tecidos, pelo desenvolvimento de fármacos de baixo custo e em tempos reduzidos, pelo compromisso ético de reduzir os ensaios em animais e pelo aprofundamento do modelo de medicina personalizada, onde possa ser possível utilizar tecidos organoides biofabricados a partir das células do próprio paciente.

Em junho realizaram-se, no Edifício de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto, as segundas jornadas onde foram apresentados alguns resultados, nomeadamente: Bioimpressão 3D (Patricia Díaz, USC); Biomateriais avançados e tecnologia de CO2 supercrítico (Ana Oliveira, UCP); Dispositivos organ-on-a-chip (Laura Vázquez, BFlow); e Organoides (Immacolata Maietta, UVigo).

 

Veja o artigo completo aqui