A gestão por projetos adequa-se a diversas realidades da atividade empresarial, corresponde a uma função generalizada nas organizações e a sua boa execução é fator de competitividade e produtividade. A função de gestão de projetos pode ser assumida por profissionais de diferentes áreas de conhecimento e tem em geral associada a necessidade gerir equipas e processos de trabalho para um objetivo comum. Ainda que os seus fundamentos sejam de aplicação transversal, uma área de aplicação é a da gestão de projetos de inovação no setor alimentar.
Objetivos
Conhecer os fundamentos da gestão de projetos. Adquirir conhecimentos e capacidades na utilização de metodologias, instrumentos e ferramentas de conceção, planeamento e gestão de projetos. Desenvolver capacidades de elaboração de planos de projetos em várias áreas de inovação, mas em particular, orientada para o setor alimentar. Adquirir conhecimentos e capacidades na área da gestão de equipas de projeto.
Destinatários
- Profissionais do setor alimentar e afins.
- Profissionais de outras áreas que demonstrem interesse sobre esta temática poderão também ser admitidos na formação.
- Estudantes dos 2º/3º ciclos de cursos das áreas da ciência e tecnologia ou afins.
Resultados da Aprendizagem
Pretende-se que no final deste curso, os formandos sejam capazes de:
- Reconhecer a importância da gestão de projetos de inovação, e da gestão de equipas de projetos, na concretização da estratégia empresarial.
- Identificar, descrever e planificar as diferentes atividades multidisciplinares de um projeto, incluindo a sua calendarização e alocação de recursos.
- Utilizar metodologias para a implementação e gestão das diversas atividades, de forma coerente e organizada, com vista a atingir objetivos pré-definidos.
- Identificar pontos críticos e definir planos de ação para garantir o sucesso do projeto.
Metodologia
Sessões teórico-práticas, em formato presencial.
Sessões de acompanhamento da evolução dos planos de inovação.