Co-CerealValue: Economia Circular, Simbiose Industrial e a Cadeia de Abastecimento de Cereais

Quarta-feira, Abril 27, 2022 - 09:00 to 13:00

Auditório Carvalho Guierra

PortoPorto4150
Portugal
Show map

AGENDA
 

O défice na produção de cereais é um fator crónico em Portugal. A volatilidade dos preços, a livre circulação de mercadorias e a especialização de produções a nível global criaram elevados riscos de interdependência. Por outro lado, o sector agro-alimentar é fortemente afetado pela pressão exercida pelos custos de disposição de resíduos, regulações ambientais e preocupações sobre a degradação ambiental.

As empresas têm que inovar nos seus processos de forma a aplicar o conceito de Economia Circular e, por isso, necessitam de rever as suas estratégias e definir políticas que estabeleçam relações benéficas entre as empresas integrantes de um ecossistema industrial. A Sustentabilidade do sector pode ser alcançada através do aproveitamento e valorização dos desperdícios das actividades de outra empresa, criando assim uma relação sinérgica e mentora do desperdício zero.

Neste enquadramento o projecto Co-CerealValue pretendeu investigar e desenvolver novos produtos inovadores para a alimentação humana (Food) e animal (Feed) a partir da valorização de subprodutos do processamento e armazenamento de cereais, tais como a sêmea, o gérmen e o pó de cereal, promovendo desta forma a utilização eficiente, segura e sustentável de recursos.

Adicionalmente, o Co-CerealValue visou criar uma solução integrada para controlo da rastreabilidade ao longo da cadeia alimentar, através do desenvolvimento de um sistema de sensorização inovador, tendo por base smart-objects, associados à Internet das Coisas (IOT), um sistema será capaz de monitorizar a cadeia de valor, permitindo o controlo da qualidade da matéria-prima desde a origem da produção (campos de cultivo), passando pelo transporte e armazenamento, até ao cliente final.

Neste seminário terá a oportunidade de conhecer os principais resultados e o seu impacto no futuro do sector. Para participar inscreva-se aqui.

AGENDA

09h00 Receção de participantes
09h30

Abertura

Paula Castro | Diretora da Escola Superior de Biotecnologia
Nuno Fernandes | Diretor-Geral da Silos de Leixões
António Baptista | Investigador Coordenador do INEGI
Luís Ramos | Administrador da Germen - Moagem de Cereais

10h00 

Apresentação geral e objetivos do Co-CerealValue
Nuno Fernandes | Diretor-Geral da Silos de Leixões

Novos produtos para a alimentação humana e animal a partir da valorização de subprodutos do processamento e armazenamento de cereais
Manuela Pintado | Investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (ESB/UCP)

Novas abordagens de Simbioses Industriais e sensorização inovadora para rastreamento da cadeia de fornecimento de cereais
António Baptista | Investigador Coordenador do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI)

11h00

Apresentação dos protótipos de Food, de Feed e Smartobject
Coffee-Break

11h30

Mesa Redonda: Economia Circular, Simbiose Industrial, Cadeia de abastecimento de Cereais
Moderador:
Deolinda Silva | Diretora Executiva PortugalFoods
Participantes:
Gisela Santos | Diretora do Grupo de Gestão e Engenharia Industrial do INEGI
Luís Ramos | Administrador da Germen - Moagem de Cereais
Ana Maria Gomes | Investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (ESB/UCP) 
Luísa Magalhães | Diretora Executiva da Smartwaste
Miguel Tomé | Diretor de Operações da Silos de Leixões

12h45 Wrap-up
   

Para participar inscreva-se aqui.

Co-Cereal Value project logos
CoCerealValue project logos financiadores