Evento final
O evento final do projeto Dip4Agri decorreu durante a manhã do dia 20 de junho, na Universidade Católica Portuguesa, durante o qual a equipa demonstrou a forma como o projeto contribuiu para a competitividade e resiliência do setor agroalimentar.
Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina e coordenadora do projeto, apresentou os excelentes resultados obtidos durante o projeto, destacando as diversas atividades concluídas com sucesso, ao longo de 15 meses de projeto. João Cortez (RIO, UCP), Rick van de Zedde (NPEC, Wageningen University), Phine Wiborg e Nis Weibel (The Kitchen, Aarhus University), Cláudia Costa e Rita Silva (F4S), Gonçalo Amorim (BGI) e Susana Costa e Silva (CPBS, UCP), apresentaram o seu trabalho e contribuição para o projeto, destacando o papel da inovação com base em Deep Tech na criação de novas oportunidades de negócio.
O evento terminou com uma mesa-redonda moderada por João Cortez, com a participação de Benedita Chaves, Diretora de I&D e Inovação da LIPOR, e de Débora Campos, fundadora e CEO da AgroGrIN Tech, em que se discutiu a colaboração entre universidades e empresas.
Prémio para a melhor solução de negócio
As 3 melhores soluções de negócios do programa Deep Tech Innovators competiram no dia 24 de julho. A equipa Mel-ON foi premiada com 5 000 euros após competir com as equipas SmartWaste e PROFARMLAND.
A equipa Mel-ON propõe um filme vegetal inovador composto por casca de melão bio-modificada, para prolongar a vida útil das frutas. Esta solução pode melhorar a competitividade do setor de produção de frutas, que desperdiça toneladas e toneladas de fruta, assim como reduzir o uso de plástico em embalagens de fruta.
O projeto Dip4Agri (dip4agri.eu) foi concebido para impulsionar a inovação e empreendedorismo através de programas de formação em Deep Tech de instituições de ensino superior, proporcionando novas competências a estudantes e profissionais do setor agroalimentar. Através deste projeto, foi possível formar mais de 960 alunos em cursos que integram as áreas de Deep Tech, empreendedorismo e negócios, apoiar start-ups e a criação de estruturas de inovação e empreendedorismo, e estabelecer novas parcerias.