Estudo sobre efeitos do azeite português no consumidor procura voluntários

Segunda-feira, Setembro 19, 2022 - 17:02
Projecto O-live-2

O “O-LIVE” procura voluntários interessados em, durante 3 meses, consumir azeite oferecido pelo projeto. O azeite a usar é português, rico em polifenóis, e vão ser acompanhados (também gratuitamente) vários parâmetros clínicos importantes para a saúde. Estes dados serão também disponibilizados aos participantes. Quase todos são bem vindos. O estudo abrange homens e mulheres (exceto as grávidas ou em amamentação) com idade igual ou superior a 18 anos, de dentro ou fora da Católica e saudáveis.

De forma a caracterizar o perfil inflamatório, lipídico e outros indicadores de saúde será feita uma recolha inicial e final de amostras biológicas (gota de sangue obtida por picada no dedo, saliva e fezes). Todos os participantes são avaliados nutricionalmente no início, meio e final do período do estudo.

A participação é totalmente voluntária, gratuita e informada, sendo que a recolha das amostras decorrerá nas instalações da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no campus Porto. Parte da interação decorrerá em formato online em horário conveniente para o participante.

Caso tenha interesse em participar preencha o seguinte formulário.

O projeto O-LIVE é desenvolvido pela equipa de investigação composta por Prof. Marta Correia, Prof. Ana Gomes, Prof. Paulo Alves, e Drª Inês Costa Moreira e insere-se no projeto multidisciplinar HSoil4Food – Healthy soils for healthy foods (NORTE-01-0145-FEDER-000066) que cruza a sustentabilidade, a biodiversidade e a saúde para potenciar o azeite português.

Para qualquer esclarecimento por favor envie e-mail para Marta Correia (mmcorreia@ucp.pt) ou Inês Moreira (icmoreira@ucp.pt).

 

Financiamento-Estudo-Azeite