Objetivos e Competências
Objectivos Pedagógicos:
Perceber a o conceito de qualidade aplicado aos produtos alimentares, e complexidade do desafio de manter seguros os alimentos consumidos e conhecer as principais medidas para reduzir os riscos associados aos perigos transmitidos por alimentos. Conhecer os principais perigos associados aos alimentos o seu percurso ao longo da cadeia alimentar e os princípios e a prática do sistema legal aplicado aos alimentos na Europa. Saber das principais medidas usadas pelos operadores da cadeia alimentar para manter os seus produtos seguros e a integração destas medidas em sistemas de gestão específicos.
Resultados Expectáveis:
Um conhecimento utilizável praticamente no controlo de segurança alimentar no meio empresarial em conjunto com uma percepção do papel deste conhecimento no controlo global.
Metodologias de ensino
Uma combinação de aulas teóricas clássicas, trabalhos independentes (higiene fabril etc), exercícios com base em análise documental (Legislação) e discussões em sala.
Conteúdos programáticos
Aulas Teóricas:
Introdução a qualidade aplicada aos produtos alimentares. Segurança alimentar – definições, os perigos controlados, métodos principais de controlo.
Legislação e normalização no controlo dos alimentos.
Higiene alimentar nos operadores comerciais.
HACCP – pré-requisitos, os 7 princípios, a implementação, certificação e reconhecimento.
Programa das Aulas Teórico-Práticas:
Observação e análise crítica de produtos alimentares.
Exercícios sobre a legislação.
Exercícios sobre higiene no sentido das instalações (construção de uma planta de uma fábrica alimentar com base num cenário detalhado), da obtenção das matérias-primas e transporte de alimentos (elaboração de requisitos específicos para cenários apresentados) e na confecção doméstica e comercial de alimentos (descrição dos perigos associados aos componentes de cada componente e a base científica do como estão habitualmente controlados).
Estes exercícios requerem trabalho de preparação em tempo fora das aulas.