Química Orgânica

6 ECTs / Semestral / Português

Objetivos e Competências

Objectivos
Proporcionar aos alunos fundamentos teóricos que lhes permitam compreender as propriedades físicas e químicas dos principais grupos funcionais e os mecanismos das reacções químicas orgânicas.
Proporcionar os fundamentos teóricos que permitam analisar espectros de IV e RMN.
Familiarizar os alunos com as regras de segurança e com a toxidade dos compostos orgânicos
Proporcionar prática laboratorial que permita interpretar e executar os protocolos de técnicas correntemente utilizadas em Química Orgânica.
Familiarizar os alunos com as regras da IUPAC de nomenclatura de compostos orgânicos.

Competências a adquirir
Reconhecer e compreender as propriedades dos compostos orgânicos. Conhecer os fundamentos das técnicas de espectroscopia de I.V. e R.M.N.. Planear e executar trabalhos de laboratório em segurança.
Pesquisar bibliografia relevante à elaboração dos trabalhos e apresentar, sob forma oral e escrita, os trabalhos realizados.

 

Metodologias de ensino

Nas aulas teóricas são abordados os fundamentos da química das principais famílias de compostos orgânicos.
Nas aulas teórico-práticas são abordados os fundamentos de nomenclatura dos compostos orgânicos segundo as regras da IUPAC, os fundamentos das técnicas utilizadas na execução dos trabalhos práticos, fundamentos de espectroscopia de Infravermelho e Ressonância Magnética Nuclear e são resolvidos exercícios sobre a matéria teórica.
O teste teórico terá um peso de 50% (10 valores em 20) na nota final da disciplina, tendo os alunos que garantir uma nota mínima de 9,5 valores (em 20), a fim de obterem aprovação à disciplina.
A parte prática terá um peso de 50% na nota final, exigindo-se uma nota mínima de 9,5 valores. Esta componente será dividida em relatórios e 3 fichas de avaliação a realizar durante as aulas práticas, relatórios e informação prática. A admissão ao exame teórico está condicionada pela obtenção de frequência à parte prática.

 

Conteúdos

AULAS TEÓRICAS
Introdução à Química Orgânica
Estrutura das Moléculas Orgânicas
Alcanos e Cicloalcanos
Estereoquímica
Halogenetos de Alquilo
Alcenos
Reacções de Alcenos
Compostos Aromáticos
Fenóis
Alcoóis, Éteres e Tióis
Aldeídos e Cetonas
Ácidos Carboxílicos e Seus Derivados
Aminas e Compostos Azotados Relacionados

AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS
Segurança e especificidades de Laboratórios de Química.
Análise de compostos orgânicos: Critérios de pureza (p.f, p.e., espectroscopia de IV, cromatografia).
Processos de purificação: cristalização (solventes de cristalização, escolha do solvente). Técnicas de filtração. Sublimação. Técnicas de destilação. Extracção: múltipla e contínua. Introdução à espectroscopia de I.V. e R.M.N. resolução de exercícios. Nomenclatura de compostos orgânicos (hidrocarbonetos, compostos aromáticos e grupos funcionais) Resolução de exercícios da matéria teórica.

AULAS PRÁTICAS
Preparação do ácido acetilsalicílico(purificação e cristalização).
Isolamento de R-(+)-Limoneno de laranja.

Docentes

Professor(a) Associado(a)
Doutorado em Ciências Naturais pela Universität des Saarlandes, na Alemanha em 1990, é licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Porto em 1985…