Objetivos e competências
O objetivo fundamental desta unidade curricular é proporcionar aos alunos um conhecimento integrado dos conceitos, das técnicas e das estratégias da Gestão de Inovação. Explicitar as metodologias mais relevantes envolvidas na aplicação de projetos de inovação: diagnóstico e plano de ação; reengenharia, análise de valor, geração de ideias, gestão e desenvolvimento de projetos, análise de processos, desenvolvimento de novos produtos alimentares/reformulação de produtos existentes, e gestão da segurança na cadeia alimentar. Identificar fontes e métodos de recolha e análise de ideias, estabelecer os princípios gerais de análise de mercado e discutir os princípios fundamentais da organização de projetos de inovação e adquirir capacidades na área da gestão de equipas de projecto. As competências adquiridas deverão permitir aos alunos de no futuro profissional serem capazes de conceber, implementar e manter um Sistema de Gestão da Inovação numa Organização.
Metodologias de ensino
A disciplina está estruturada em aulas teóricas, aulas teórico-práticas e workshops. As aulas teóricas são de exposição dos conteúdos seguida de exemplificações e demonstrações estando suportadas por ferramentas multimédia. Nas aulas teórico-práticas e workshops são aprofundadas e discutidas as matérias apresentadas nas aulas teóricas, suportado pela discussão e resolução de casos práticos sobre situações reais, exercícios práticos de aplicação e a realização e apresentação de diferentes mini-projetos.
Conteúdos programáticos
Gestão da Inovação:
Inovação nas empresas. Desenvolvimento de novos produtos: método Stage-Gate e adaptações.
Métricas da actividade de inovação. Técnicas de pensamento criativo. Engenharia de projecto de produtos. Métodos quantitativos directos: análise conjunta e engenharia kansei.
Gestão de Projetos:
Conceitos fundamentais em Gestão de Projetos. Planeamento de Projetos. Gestão de Equipas de
Projecto: criação, motivação e liderança. Ferramentas de Gestão de Projecto
Gestão de Segurança Alimentar:
Higiene alimentar. Metodologia HACCP. Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar. NP EN ISO 22000:2005
Desenvolvimento de produtos –ingredientes e funcionalização:
Papel biológico, requisitos nutricionais, interação com outros nutrientes, segurança, efeitos secundários em grupos de risco e vetores alimentares de ingredientes funcionais existentes no mercado.