Objetivos e competências
Objetivos
Demonstrar o papel essencial da estatística na definição/compreensão de questões fundamentais nas áreas saúde/nutrição.
Criar nos alunos competências sólidas e domínio alargado de base estatística para a realização de investigação de qualidade nas áreas saúde/nutrição.
Preparar o aluno para tópicos mais avançados de análise e interpretação de dados que serão parte integrante de suas atividades profissionais nesta área do conhecimento.
Fomentar um raciocínio científico e crítico, essencial na tomada de decisões.
Resultados
Aplicação adequada da estatística nas áreas saúde/nutrição.
Compreender e interpretar o raciocínio estatístico utilizado nos artigos científicos da área.
Dominar metodologias de análise de dados e de inferência estatística.
Saber interpretar resultados de procedimentos estatísticos básicos e avançados.
Dominar o uso de programas estatísticos para representação, interpretação e análise de dados.
Metodologias de ensino
A disciplina está estruturada em aulas teóricas (19,5 h) e teórico-práticas (19,5 h). Nas aulas teóricas são apresentados os conteúdos teóricos, com exemplos de aplicação. Nas aulas teórico-práticas os alunos resolvem exercícios propostos e compilados em fichas de trabalho que abrangem toda a matéria, com o objetivo de consolidar e aplicar os conhecimentos adquiridos. Todos os exercícios teórico-práticos são resolvidos no programa IBM SPSS Statistics.
Conteúdos programáticos
Teóricas
- Conceitos relacionados com metodologia básica de investigação: população/amostra, variáveis, tipos de estudo
- Revisões de estatística descritiva: Dados qualitativos e quantitativos, medidas de síntese, representação gráfica
- Estatística inferencial: testes de hipóteses (procedimentos, região crítica, nível de significância, valor de prova)
- Medidas de associação entre variáveis: inferência causal (razões de risco), teste de independência do Qui-Quadrado, coeficientes de correlação
- Regressão: linear e linear múltipla (procedimentos e validação)
- Testes paramétricos: à média, diferença entre médias, variância, razão entre variâncias, proporção e diferença entre proporções populacionais, dados dependentes e independente, análise de variância
- Testes não paramétricos: à normalidade dos dados e à homogeneidade de variâncias, dados dependentes e independentes. Testes uni- e multi-amostrais
Teórico – Práticas
Resolução de exercícios sobre todos os tópicos elencados no Programa das Aulas Teóricas.
Utilização de um programa computacional (IBM SPSS Statistics) como ferramentas para a análise de dados.