No lançamento do Cluster 6 do Horizonte Europa 2024, um concurso que desafia os participantes a criar projetos inovadores para a Europa, Marta Vasconcelos, docente e investigadora da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) e coordenadora de dois projetos de edições anteriores, integrou uma mesa-redonda sobre a participação portuguesa neste concurso.
Marta Vasconcelos, docente e investigadora da ESB/CBQF, participou no evento de lançamento do Cluster 6 do Horizonte Europa 2024 - um fundo de pesquisa e inovação da União Europeia (UE), criado para combater as alterações climáticas e ajudar a UE a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU.
Organizado pela Agência Nacional de Inovação (ANI), o evento apresentou o Cluster 6: alimentação, bioeconomia, recursos naturais, agricultura e ambiente e pretendeu esclarecer as questões das entidades nacionais que tencionam candidatar-se ao projeto.
Na qualidade de coordenadora de um laboratório que lidera dois projetos europeus, RADIANT e LegumES, financiados pelo H2020 e pelo Horizonte Europa, Marta Vasconcelos participou numa mesa-redonda, com atores nacionais experientes, dedicada à partilha de conhecimentos para a preparação de propostas bem-sucedidas. Sobre a sua participação, a docente realça que permitiu “partilhar com a comunidade nacional as minhas experiências de participação e, sobretudo, de coordenação de projetos do Cluster 6 do Horizonte Europa”. “Foram deixadas mensagens muito importantes, que espero que possam ajudar a contribuir para novos sucessos em Portugal nos próximos concursos do Cluster 6”, conclui Marta Vasconcelos.
A sessão ocorreu no dia 27 de novembro, em formato digital, via Zoom, e analisou a participação portuguesa nas edições anteriores do Cluster 6. Contou ainda com a presença de um representante da Comissão Europeia, Leonor Baptista - Policy Officer - Green knowledge on Circular Economy -, que apresentou os principais temas para os concursos de 2024: abordagem multi-ator, Ciências Sociais e Humanas; Cooperação Internacional e Blind Evaluation.