DIP4Agri é o nome do novo projeto da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) que visa acelerar a capacitação em inovação e empreendedorismo de instituições de ensino superior, nos domínios da deep tech na valorização de subprodutos agroalimentares.
O projeto vai integrar conhecimento em áreas de deep tech (biotecnologia, tecnologias limpas, robótica e IA e machine learning), inovação e competências empreendedoras para converter o problema do desperdício agroalimentar em oportunidades de negócio. Além disso, vai ser promovida uma transformação sistemática para uma mudança efetiva e duradoura nas instituições de ensino superior, aproveitando as estruturas e procedimentos existentes para alcançar melhorias impactantes no ecossistema regional de inovação. Segundo Manuela Pintado (UCP), investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina e coordenadora do projeto, “o DIP4Agri permitirá acelerar a criação de valor na universidade, promovendo a cultura do empreendedorismo e inovação tecnológica na melhoria da circularidade dos sistemas agroalimentares”.
O DIP4Agri integra um programa de educação com base de deep tech e conteúdo personalizado e vai fornecer mentoria para o desenvolvimento de soluções para problemas da indústria, de ONGs, de municípios e investidores, visando enfrentar desafios em subprodutos e desperdícios agroalimentares, explorar a transferência de conhecimento e fomentar o networking. Pretende-se expandir o programa para que se torne uma referência europeia de apoio a start-ups de base científica (baseada tecnológica) na área.
Tendo em consideração a sua visão para 2030, o DIP4Agri pretende capacitar estudantes empreendedores e funcionários não académicos nas instituições de ensino superior (IES), permitindo-lhes gerar inovações revolucionárias que não apenas beneficiarão o ecossistema socioeconómico regional, mas também terão o potencial de criar um impacto significativo numa escala europeia mais ampla.
O projeto vai receber financiamento da Iniciativa IES do EIT: Capacitação em Inovação para o Ensino Superior. Esta iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) visa aumentar a capacidade empreendedora e de inovação das IES em toda a Europa através da integração de atividades de deep tech. O projeto receberá um financiamento de € 350.000, e decorrerá até dezembro de 2023, com possibilidade de extensão por mais 6 meses com um financiamento adicional de € 400.000.
Como parte deste projeto, a equipa da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa vai trabalhar em conjunto com: Aahrus University (DK); Wageningen University & Research (NL); Food4Sustainability (PT); BGI - Building Global Innovators (PT); Cortijo Guadiana SL (SP); Planicie Verde Sociedade Agricola Lda (PT); Vereniging FME (NL); Food & Bio Cluster Denmark (DK).
O consórcio do DIP4Agri reuniu a 11 de julho de 2023 para definir os conteúdos do programa educacionala promover pelo projeto. Esta reunião ocorreu na Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

Esteja atento a mais informações sobre este projeto nos próximos meses! https://dip4agri.eu
Um curso online de 60 horas de Deep Texas for Innovators será lançado já em setembro!
Sobre a Iniciativa IES do EIT
A iniciativa IES do EIT é um objetivo fundamental para o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia como parte da sua nova estratégia. A iniciativa visa apoiar as IES com expertise e coaching, acesso ao ecossistema de inovação EIT, o maior da Europa, e financiamento, permitindo-lhes desenvolver planos de ação de inovação que complementem as necessidades de cada IES. Esta é o terceiro convite à apresentação de propostas da Iniciativa IES do EIT e o seu primeiro com um foco especial em deep tech. Até agora, a iniciativa financiou mais de 60 projetos. O próximo convite à apresentação de propostas está previsto para o final de 2023.
About the EIT
O EIT fortalece a capacidade da Europa em inovar, fornecendo soluções para desafios globais urgentes e estimulando o talento empresarial para criar crescimento sustentável e empregos qualificados na Europa. O EIT é um órgão da UE e parte integrante do Horizonte Europa, o Programa-Quadro de Investigação e Inovação da UE. O Instituto apoia parcerias pan-europeias dinâmicas, comunidades de conhecimento e inovação EIT, entre empresas líderes, laboratórios de investigação e universidades.
