Objetivos e método
- Melhorar a compreensão da criatividade nos domínios individual, grupal e organizacional.
- Proporcionar um clima em que todos se sintam com vontade de explorar a sua própria criatividade.
- Proporcionar ocasiões de desenvolvimento das capacidades criativas individuais e de grupo.
- Melhorar competências nos processos de decisão e de resolução de problemas.
Competências a desenvolver:
- fluência, flexibilidade e originalidade de pensamento/ação
- imaginação
- tolerância da ambiguidade
- abertura ao diferente
- dar ordem ao caos
- lidar com questões complexas
- capacidade de criar alternativas
Os alunos que completarem a UC serão capazes de:
- perceber os conceitos de criatividade, inovação, pensamento crítico-criativo;
- identificar características e bloqueios das dimensões da criatividade – pessoa, processo, produto e pressão;
- identificar fases do processo criativo;
- escolher e aplicar criticamente instrumentos e técnicas de produção e análise de opções em diferentes contextos e problemas.
As metodologias aplicadas nesta disciplina são:
- Metodologia ativa - exercícios teóricos e práticos que permitam refletir sobre a teoria a partir da prática e pôr em prática a teoria desenvolvida durante as sessões – uma em relação à outra e uma por causa da outra.
- Metodologia lúdica – colocando os participantes numa situação de distensão, sem juízos de valores.
- Metodologia participativa – baseada no compromisso pessoal de cada um.
- Metodologia expositiva – para sistematização de conhecimentos com recurso a experiências de vida dos participantes.
Programa
1. Conceitos de Criatividade e Inovação – distinção, implicações e conceitos associados
2. Criatividade – perspetiva sistémica:
a. Pessoa – características da pessoa criativa; bloqueios à criatividade; estilos de resolução de problemas.
b. Press – cultura e clima organizacional; dimensões do clima criativo.
c. Produto – características dos produtos criativos.
d. Processo – fases do processo criativo.
3. Creative Problem Solving (CPS) – introdução:
a. Definição e perspetiva histórica.
b. Fundamentos, componentes e fases.
c. Instrumentos de produção e instrumentos de análise.