Criatividade

3 ECTS / Semestral / Português

Objetivos e método

  • Melhorar a compreensão da criatividade nos domínios individual, grupal e organizacional.
  • Proporcionar um clima em que todos se sintam com vontade de explorar a sua própria criatividade.
  • Proporcionar ocasiões de desenvolvimento das capacidades criativas individuais e de grupo.
  • Melhorar competências nos processos de decisão e de resolução de problemas.

Competências a desenvolver:

  • fluência, flexibilidade e originalidade de pensamento/ação
  • imaginação
  • tolerância da ambiguidade
  • abertura ao diferente
  • dar ordem ao caos
  • lidar com questões complexas
  • capacidade de criar alternativas

Os alunos que completarem a UC serão capazes de:

  • perceber os conceitos de criatividade, inovação, pensamento crítico-criativo;
  • identificar características e bloqueios das dimensões da criatividade – pessoa, processo, produto e pressão;
  • identificar fases do processo criativo;
  • escolher e aplicar criticamente instrumentos e técnicas de produção e análise de opções em diferentes contextos e problemas.

As metodologias aplicadas nesta disciplina são:

  • Metodologia ativa - exercícios teóricos e práticos que permitam refletir sobre a teoria a partir da prática e pôr em prática a teoria desenvolvida durante as sessões – uma em relação à outra e uma por causa da outra.
  • Metodologia lúdica – colocando os participantes numa situação de distensão, sem juízos de valores.
  • Metodologia participativa – baseada no compromisso pessoal de cada um.
  • Metodologia expositiva – para sistematização de conhecimentos com recurso a experiências de vida dos participantes.

 

Programa

1. Conceitos de Criatividade e Inovação – distinção, implicações e conceitos associados
2. Criatividade – perspetiva sistémica:

a. Pessoa – características da pessoa criativa; bloqueios à criatividade; estilos de resolução de problemas.
b. Press – cultura e clima organizacional; dimensões do clima criativo.
c. Produto – características dos produtos criativos.
d. Processo – fases do processo criativo.

3. Creative Problem Solving (CPS) – introdução:

a. Definição e perspetiva histórica.
b. Fundamentos, componentes e fases.
c. Instrumentos de produção e instrumentos de análise.

Docentes

Docente Convidado(a)
Helena Gil da Costa é doutorada em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Concluiu um Master em Criatividade Aplicada…