Seminário - Ferramentas digitais aplicadas à Nutrição

As ferramentas digitais fazem parte do dia-a-dia de todos e, no âmbito da Nutrição
14 de abril de 2023 (Online)

Apresentação

As ferramentas digitais fazem parte do dia-a-dia de todos e, no âmbito da Nutrição, podem ser excelentes parceiros, facilitando o acesso a informação, de forma rápida, cómoda e confiável. Ainda que permaneçam receios, a verdade é que, atualmente, existem diversas aplicações e websites que fornecem informações precisas e confiáveis sobre alimentação e saúde. Tal permite que os profissionais da área e a população em geral se possam atualizar relativamente às últimas evidências e recomendações.

No campo da nutrição clínica, a possibilidade de acompanhamento de doentes à distância, bem como as opções de monitorização e feedback contínuo, tornam estas soluções extremamente atrativas, para profissionais e doentes.

Na área da nutrição comunitária, estas ferramentas permitem o desenvolvimento de intervenções mais disruptivas e cativantes para diferentes públicos, aumentando o sucesso das intervenções de promoção da saúde.

Também no campo da investigação, as ferramentas digitais têm demonstrado ultrapassar várias limitações dos métodos clássicos.

Objetivos

Com este seminário pretende-se fazer um breve estado de arte sobre a utilização das ferramentas digitais em diferentes áreas de atuação do nutricionista, bem como fazer uma apresentação de ferramentas que estão atualmente disponíveis, neste contexto.

Destinatários

Estudantes e graduados das áreas das ciências da nutrição e demais áreas das ciências da saúde, com interesse na temática. Poderá também interessar a estudantes e graduados das ciências da computação e que possam ter interesse em trabalhar na área da nutrição.

Contactos

G. Estudos Avançados e Formação

E-mail: formacaoavancada.porto@ucp.pt
Tel: 22 619 62 02
2ª a 5ª: 9h30-12h30 e 14h30-17h30
6ª: 9h30-12h30 e 14h30-19h00
Sáb: 9h30-12h30

Testemunho

Fotografia de Paulo Nova

Paulo Nova

Nutricionista e aluno de doutoramento
Com o aumento da população idosa em Portugal e no mundo, a Pós-graduação em Nutrição e Envelhecimento constitui uma ferramenta valiosa para a preparação dos profissionais do futuro.