As instalações agroalimentares e de restauração devem respeitar um conjunto de requisitos gerais de higiene alimentar, de acordo com o Regulamento (CE) 852/2004 de 29 de abril, relativo à higiene dos géneros alimentícios.
A implementação e manutenção de um plano de controlo de pragas nas referidas instalações é uma das boas práticas de higiene exigida, pois permite reduzir ou mesmo evitar que as mesmas, venham a constituir um risco para os géneros alimentícios que aí são preparados e confecionados, e consequentemente para o consumidor.
De modo a que estes planos de controlo sejam geridos eficazmente, é fundamental que os profissionais da área alimentar possuam conhecimentos sobre o tipo de pragas mais frequente nas instalações agroalimentares e de restauração, sobre os atuais modos de controlo destes vetores bem como do modo como estes programas de controlo podem ser mantidos e verificados.
Objetivos
No final deste seminário, os participantes deverão ser capazes de:
- Reconhecer os principais tipos de pragas que podem surgir nas instalações onde se preparam e confecionam géneros alimentícios;
- Implementar métodos de controlo de pragas (preventivos e corretivos);
- Elaborar e analisar programas de controlo de pragas;
- Reconhecer a importância dos programas de controlo de pragas nos sistemas de gestão da segurança alimentar;
- Conhecer as exigências relativas aos serviços de gestão de pragas e as competências que os profissionais do setor devem cumprir de acordo com a certificação NP EN 16636:2015.
Destinatários
Profissionais da área alimentar, profissionais de outras áreas e que pretendam desenvolver negócio na área alimentar.