As alterações climáticas e os seus efeitos estão cada vez mais visíveis nos nossos dias. A Comissão Europeia (CE), até 2050, pretende ser o primeiro continente neutro em emissões de carbono. Preparando o caminho para 2050, a CE impõe uma redução das emissões de gases de efeito de estufa (GEE) em pelo menos 55 % até 2030 – daqui a 5 anos!
São necessárias alterações estruturadas e estratégicas na forma como vivemos hoje, estando em curso a maior reforma de sempre dos últimos anos. Esta mudança profunda, tão necessária para o planeta e para todos nós, requer soluções inovadoras e o empenho e cooperação de todos os atores da sociedade, no sentido de acelerar a descarbonização.
Diversas empresas estão a alterar os seus modelos de negócio, incorporando estratégias sustentáveis, para que possam manter-se competitivas em mercados tão voláteis. O setor alimentar está entre os setores que têm de empreender alterações mais disruptivas, sendo que toda a cadeia de valor se está a modificar significativamente.
Este módulo fará uma introdução às políticas e estratégias para a sustentabilidade que as empresas estão a adotar como forma de se manterem competitivas nos mercados atual e futuro. Serão abordados os principais sistemas de gestão e certificação para a sustentabilidade, bem como os principais requisitos legais que as organizações estão obrigadas a cumprir neste domínio. Este curso será suportado em diversos casos de estudo para aprofundamento dos temas abordados.
Objetivos
- Relacionar as políticas e estratégias de negócio adotadas com o sucesso das empresas – modelos para a sustentabilidade
- Compreender a relação entre a melhoria ambiental e a produtividade dos recursos
- Perceber a sustentabilidade das empresas como um indicador de inovação e de gestão que constitui valor a longo prazo
- Conhecer os principais sistemas de gestão e certificação para a Sustentabilidade
- Analisar exemplos de comunicação de sustentabilidade e os atuais requisitos legais de reporting da CE.
Destinatários
- Profissionais do setor alimentar e afins.
- Profissionais de outras áreas que demonstrem interesse sobre esta temática poderão também ser admitidos na formação.
- Estudantes dos 2º/3º ciclos de cursos das áreas da ciência e tecnologia ou afins.
Resultados da Aprendizagem
No final deste curso pretende-se que os formandos sejam capazes de:
- Selecionar ferramentas que possam promover a transformação nas suas organizações
- Reconhecer boas práticas e estratégias de outras organizações que já estão a dar passos concretos no caminho para a sustentabilidade.
Metodologia
O curso realiza-se em regime presencial, nas instalações do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa. As aulas serão lecionadas por especialistas nas diferentes temáticas, proporcionando um contacto informal entre formandos e especialistas. O suporte bibliográfico das diferentes aulas será disponibilizado na plataforma Blackboard, à qual todos os formandos terão acesso.