Entre os dias 7 e 11 de abril de 2025, a Universidade de Silésia, em Katowice (Polónia), acolheu uma inspiradora escola sazonal dedicada ao tema “Ciência para um Agora e Futuro Sustentável”. O evento reuniu investigadores e estudantes num ambiente de aprendizagem colaborativa.
Ao longo da semana, vários docentes especialistas dinamizaram sessões paralelas, abordando uma ampla variedade de tópicos. Entre estas sessões, a investigadora do CBQF Joana Cristina Barbosa, conduziu cinco sessões distintas sob o tema “Explorar Próbioticos de Nova Geração e Bactérias Comensais: Perspetivas sobre a Produção de Antimicrobianos e Resistência”. Estas sessões envolveram cerca de 20 motivados estudantes de doutoramento e mestrado, através de uma combinação de aulas teóricas aprofundadas e exercícios práticos de bioinformática. Os participantes exploraram temas como a descoberta de novos péptidos antimicrobianos e a vigilância genómica da resistência a antibióticos, sempre sob a perspetiva da sustentabilidade, promovendo discussões estimulantes e várias questões pertinentes. Os estudantes tiveram ainda a oportunidade de mostrar os seus próprios trabalhos de investigação, através de posters e apresentações curtas, discutidas com os convidados e restantes colegas.
Para além do programa académico, os participantes visitaram o Museu de Silésia — instalado num antigo complexo mineiro que reflete o património industrial da região —, seguido de um jantar-convívio, com gastronomia tradicional polaca, que incentivou a criação de redes e o intercâmbio interdisciplinar num ambiente informal e acolhedor.
Esta iniciativa é um testemunho do compromisso em promover uma investigação científica orientada para a sustentabilidade, inovação e colaboração global — integrando ciência de vanguarda com práticas sustentáveis, para benefício comum e com partilha aberta do conhecimento. O evento foi cofinanciado pela Polish National Agency for Academic Exchange, no âmbito do Programa STER, e contou com o apoio da Transform4Europe Alliance (à qual pertencem tanto a Universidade da Silésia como a Universidade Católica Portuguesa).