Estudo conclui que refeições vegetarianas à base de leguminosas impulsionam a Saúde

Quinta-feira, Maio 16, 2024 - 17:47

Um estudo recente realizado por investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Universidade Católica Portuguesa no Porto, em colaboração com a Universidade de Aveiro, explorou os efeitos da substituição de almoços tradicionais por refeições vegetarianas à base de leguminosas ao longo de um período de 8 semanas entre adultos omnívoros. Publicado no Nutrition Bulletin (Wiley), o estudo aborda os potenciais benefícios para a saúde de incorporar leguminosas nas dietas diárias.

“Este é mais um resultado interessante no âmbito do projeto de doutoramento de Helena Ferreira, intitulado “IMPULSE - Impact of a pulse-based partial replacement diet on metabolome and health”, que corrobora o impacto positivo de uma dieta baseada em plantas na saúde humana e reforça a extensa investigação na produção de alimentos simultaneamente mais saudáveis e sustentáveis, liderada também por Marta Vasconcelos, ambas investigadoras do CBQF,” refere Elisabete Pinto, professora na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e investigadora do CBQF.

Embora medidas convencionais como peso e medidas corporais tenham mostrado mudanças mínimas, o estudo revelou alterações significativas nos parâmetros sanguíneos. Notavelmente, os níveis de colesterol total e de LDL colesterol apresentaram uma diminuição, indicando o potencial das dietas ricas em leguminosas na gestão dos níveis de colesterol entre adultos.

Os resultados sublinham a importância de explorar padrões dietéticos à base de leguminosas e o seu impacto na saúde geral. Através desta pesquisa, a equipa visa inspirar investigações adicionais sobre estratégias ótimas de nutrição que integrem leguminosas.

Para mais detalhes e acesso ao estudo completo